Para garantir o acesso de pessoas com deficiência auditiva a serviços públicos e informações, será inaugurada, na próxima terça-feira (10), às 9h, a Central de Interpretação de Libras (CIL). A iniciativa foi criada pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD) e Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS).

O Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), órgão ligado à Secretaria de Estado de Educação (SED), presta cerca de 250 atendimentos por mês a surdos, surdocegos e pessoas com deficiência auditiva, com serviços de tradução, interpretação em Libras e Português ou vice-versa.

Por meio do programa, as pessoas recebem auxílio na marcação de consultas e exames médicos; solicitação de emissão de documentos; cadastros diversos; consulta de situação de benefícios; consulta de benefícios ao trabalhador como , seguro-desemprego, vagas de emprego; apoio na realização de denúncias; agendamentos diversos; serviços via internet ou telefone; e atendimentos in loco na área de abrangência da CIL.

A ideia, com a criação da Central de Interpretação de Libras, é ampliar a comunicação e interação dessas pessoas com os ouvintes. Mobiliários, equipamentos eletrônicos e um carro para viabilizar os atendimentos foram recebidos pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), por meio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD).

A central funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30, às 17h30, no CAS, localizada na Rua 13 de Maio, 1090, Vila Liberdade, em .

Os agendamentos podem ser feitos pessoalmente ou por telefone: (67) 3314-1273, 3314-1220, 3314-1221 e, em breve, pela internet.

(Com informações da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul).