A tapioca tornou-se o alimento queridinho para quem quer emagrecer, principalmente entre as celebridades, pois além de não ser composta de glúten e lactose, tem apenas 68 calorias em 50 gramas. “Ela tem atraído muitos praticantes de atividades físicas, pois é uma ótima alternativa para saciar a fome”, afirma o endocrinologista Alfredo Cury, do Spa Posse do Corpo.

Além disso, ela não é restritiva a nenhum grupo. “Até os diabéticos podem consumi-la, claro que sem o uso de recheios doces em excesso, à vontade”, diz. “É uma opção prática, em cinco minutos ela já está pronta e recheada”, diz a nutricionista Alessandra Almeida, da Clínica Andrea Santa Rosa.

De acordo com Cury, uma boa alternativa é trocar o pão pela tapioca. “Em termos de calorias, os dois possuem a mesma quantidade. No entanto, a tapioca é mais energética, porém contém menos proteínas e vitaminas”, explica.

Para deixar a refeição mais saudável e nutritiva, a dica é investir nos recheios. “Atum, frutas, queijos brancos, carnes magras (como peito de peru e frango desfiado). Ou ainda pode-se misturar doce e salgado, como semente de chia, cottage e mel. E se preferir, somente com sabor doce, recheada com pasta de gergelim, banana e amaranto”, ensina.

Segundo a doutora Alessandra, adicionar fibras na massa é o diferencial. “Coloque uma gotinha de azeite na frigideira para não grudar e adicione uma colher de chá de chia, que ajuda ainda mais a reduzir o índice glicêmico da refeição, conferindo mais saciedade”, diz.

Experiência dos Famosos

Matthew McConaughey, vencedor do Oscar de melhor ator em 2014 por “Clube de Compras Dallas”, surpreendeu a Academia não apenas por sua atuação, como também por ter perdido 20 quilos e mudado drasticamente sua silhueta, já que no longa ele vive um eletricista que descobre ser portador do vírus HIV.

Para encarar o desafio, o marido da modelo brasileira Camila Alves se submeteu a uma dieta rigorosa e contou que para driblar a vontade de comer doce, recorreu à uma receita típica do Brasil: pudim de tapioca.

Carol Castro também apostou no alimento e perdeu 7kg, passando do manequim 40 para o 34. “Descobri que tirar glúten e lactose da dieta me seca na hora, então depois desse mês passei a optar sempre por alimentos sem eles”, explicou.