Pular para o conteúdo
Geral

Camas e berços especiais auxiliam mães durante o parto natural

Como parte do investimento do Projeto da Rede Cegonha, a Santa Casa de Campo Grande recebeu quatro novas camas PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto) e três novos berços para acomodar os recém-nascidos. O Projeto da Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres […]
Arquivo -

Como parte do investimento do Projeto da Rede Cegonha, a Santa Casa de recebeu quatro novas camas PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto) e três novos berços para acomodar os recém-nascidos.

O Projeto da Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

A cama foi desenvolvida conforme os conceitos do Parto-Humanizado, no qual todos os procedimentos de Pré-parto, Parto e Pós-parto são efetuados com a finalidade de uso comum da cama, suprindo todas as condições necessárias para o parto natural nas suas diversas alternativas, permitindo o chamado “parto ativo”, no qual a parturiente decide sobre a melhor forma e posição para seu parto. Evita as transferências da paciente, proporcionando maior aconchego, conforto e individualidade, idealizada para permitir o parto ativo.

De acordo com a enfermeira chefe da maternidade, Viviane Cardoso, o diferencial da cama é a mãe escolher a melhor posição para o nascimento. “A mulher pode procurar a posição que ela preferir, ela vai se ajustando e adequando no tempo dela, nós estamos aqui apenas para auxiliá-las”, diz ela.

As novas camas são mais modernas, mais largas, possui ajuste elétrico de posição e altura, colchão bipartido para posições de parto, além de possuir acessórios diversos, como alças para apoiar as mãos, apoiadores de pé, deixando as perneiras de lado, que era considerado desconfortável pelas pacientes. Já os berços são mais modernos, trazendo mais segurança e comodidade para os bebês após o nascimento.
A maternidade da Santa Casa realiza em média 200 a 300 nascimentos por mês. Com aproximadamente três meses com a chegada das novas camas PPP, já foram realizadas 277 partos normais.

Segundo a médica obstetra, Joana Soares de Arruda, as novas camas vieram para ajudar a aliviar a dor do parto natural. “As camas vieram para mudar a cultura do parto normal, tanto para a paciente quanto para o profissional. A cama é mais larga, assim é melhor para acomodar a mãe que está sentindo dor, além de trazer mais conforto, pois os exames podem ser feitos no local mesmo, além de dar a oportunidade da mãe se adequar as posições que quiser, diminuindo o trabalho de parto”, explica ela.
“Para mim fez muita diferença a cama nova, tive meus outros três filhos na cama antiga e percebi o quanto me ajudou, é muito mais confortável e ajuda muito na hora da saída do bebê”, conta a dona de casa, Cecília da Silva Oliveira.

A criança é acompanhada pelo Projeto Rede Cegonha desde o pré-natal, parto e nascimento, puerpério e atenção integral à saúde da criança, além do sistema logístico (transporte sanitário e regulação).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira