Pular para o conteúdo
Geral

Butantan estuda molécula para combater dor inflamatória

Pesquisadores do Instituto Butantan testam uma molécula sintética, chamada Alda-1, no combate a dores inflamatórias. O estudo pode resultar no desenvolvimento de medicamentos melhores que os usados atualmente, como a morfina, pois poderá ter menos efeitos colaterais nos pacientes. A Alda-1 foi descoberta pela Stanford University, nos Estudos Unidos, em parceira com o Butantan, h...
Arquivo -

Pesquisadores do Instituto Butantan testam uma molécula sintética, chamada Alda-1, no combate a dores inflamatórias. O estudo pode resultar no desenvolvimento de medicamentos melhores que os usados atualmente, como a morfina, pois poderá ter menos efeitos colaterais nos pacientes.

A Alda-1 foi descoberta pela Stanford University, nos Estudos Unidos, em parceira com o Butantan, há 4 anos. Segundo Vanessa Olzon Zambelli, pesquisadora do Laboratório Especial de Dor e Sinalização do instituto, a molécula também está sendo testada para tratar intoxicações por consumo exagerado de bebidas alcoolicas. “O mecanismo como ela [molécula] atua é o mesmo mecanismo que ajuda a eliminar o álcool do organismo”, explicou.

Os pesquisadores notaram que a deficiência de uma enzima, chamada aldeído desidrogenase 2, nos povos asiáticos provocava a vermelhidão no rosto, característica dessa população quando ingere álcool. Além da vermelhidão, os asiáticos apresentam tolerância menor à dor. “E a molécula Alda-1ativa essa enzima, ela faz essa enzima trabalhar mais rápido, com mais potente”, disse a pesquisadora.

O papel da enzima no organismo humano é metabolizar os aldeídos, que são prejudiciais à saúde. De acordo com Vanessa, essas enzimas são produzidas tanto pelo alto consumo de álcool, quanto por doenças de isquemia do coração ou infarto, quando geram uma resposta inflamatória.

A Alda-1, porém, nunca foi testada na raça humana. “Testamos um modelo experimental de inflamação em animais. A gente injetou no animal uma substância química que promove uma irritação, que é característica de uma doença inflamatória. Então, a patinha fica inchada, vermelha e dói. Os testes foram bastante satisfatórios”, disse Vanessa.

segundo a pesquisadora, ainda não há previsão de quando os testes serão feitos com humanos. Os próximos passos do Butantan são os experimentos, ainda em animais, com dores mais crônicas e persistentes, como dor neuropática e de artrite.

Os pesquisadores brasileiros vão aguardar os resultados da universidade norte-americana, que está focada no estudo da intoxicação por álcool, para iniciar o experimento. “Talvez aqui no Brasil demore um pouco. Através das pesquisas de lá, a gente consegue mostrar que ela [molécula] não é tóxica e, de repente, isso pode antecipar os testes em humanos aqui”, disse.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cadê a Nutella? Família procura gata desaparecida no Bairro Tiradentes

Prefeitura de Porto Murtinho licita atendimento a pacientes psiquiátricos e dependentes químicos (PMPP, Divulgação)

Promotoria fiscaliza transporte de pacientes em hemodiálise após reunião com prefeito

Maratonista mais velho do mundo morre aos 114 anos após ser atropelado por carro

Mega-Sena

Fez sua ‘fezinha’? Mega-Sena sorteia R$ 46 milhões nesta terça-feira

Notícias mais lidas agora

Grávida de 6 meses foi queimada viva e corpo encontrado em casa abandonada

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Emocionados, amigos e familiares se despedem de Gabriel, morto em acidente na BR-163

Últimas Notícias

Cotidiano

BR-163 tem 11 trechos interditados nesta terça-feira em MS; confira

Além das interdições, 27 trechos da BR-163 operam em sistema "Pare e Siga"

Cotidiano

Quer aprender guarani? UFGD oferece vagas de idiomas em Dourados

Universidade também disponibiliza inscrições para inglês e espanhol

Polícia

‘Você vai matar?’: Após atirar em rapaz que cantou música de corno, homem apontou arma para esposa

Rapaz foi ferido com um tiro no abdômen

Famosos

Maisa Silva se pronuncia após piada polêmica do Fantástico: ‘Infelizmente…’

Maisa Silva resolveu se pronunciar após deparar com uma piada do Fantástico envolvendo ela e Larissa Manoela; entenda