Pular para o conteúdo
Geral

Brasil tem 3,4 milhões de pessoas que não comem o suficiente, diz FAO

O Brasil tem 3,4 milhões de pessoas que não comem o suficiente diariamente, o que corresponde a 1,7% da população brasileira, segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura). Para ter uma vida ativa e saudável, a recomendação das Nações Unidas é que a pessoa, acima de 12 anos, coma […]
Arquivo -

O Brasil tem 3,4 milhões de pessoas que não comem o suficiente diariamente, o que corresponde a 1,7% da população brasileira, segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura). Para ter uma vida ativa e saudável, a recomendação das Nações Unidas é que a pessoa, acima de 12 anos, coma pelo menos 2.200 calorias por dia.

O relatório O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil: Um retrato multidimensional, divulgado hoje (16), mostra que o Brasil cumpriu tanto a meta de diminuir pela metade a proporção de pessoas que sofrem com a fome – um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio de 2000 – quanto a meta de diminuir pela metade o número absoluto de pessoas com fome, estipulada na Cúpula Mundial sobre Alimentação, em 1996.

Segundo a organização, no período 1990-1992, 14,8% dos brasileiros passavam fome. Para o período de 2012-2014, o índice brasileiro caiu para 1,7%. De acordo com o relatório, essa estatística coloca o país como um dos que superaram o problema da fome.

Para a representante regional adjunta da FAO para a América Latina e Caribe, Eve Crowley, a implementação de um conjunto de políticas públicas de forma articulada e integrada e de marcos legais e institucionais permitiu os avanços do país na superação da fome. “Nos últimos anos, o tema da segurança alimentar foi posto no centro da agenda política do Brasil”.

Na avaliação da consultora da FAO, Anne Kepple, o Brasil se destaca como exemplo devido a uma série de políticas públicas articuladas, como o Programa Bolsa Família, a geração de empregos formais, o fortalecimento da agricultura familiar, o Programa de Aquisição de Alimentos e o Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Segundo a representante da FAO, ainda há bolsões de pobreza nas regiões Norte e Nordeste. Incluir comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas nas políticas sociais também é desafio para o Brasil, acrescentou. “Garantir a proteção das populações mais vulneráveis e continuar as políticas que já existem de crescimento econômico e inclusão social devem ser a prioridade na próxima década. Podemos estar na última geração que conhece a fome no Brasil. Com a continuidade das políticas, é possível que, nos próximos anos, haja a erradicação completa”.

O estudo de caso sobre o Brasil faz parte do relatório O Estado da Insegurança Alimentar no Mundo (Sofi 2014 na sigla em inglês), divulgado hoje, em Roma, na Itália. Cerca de 805 milhões de pessoas no mundo, o que representa uma em cada nove, ainda sofrem de fome crônica no mundo, segundo o estudo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

MS terá calor acima de 40°C e chance de chuva nesta segunda-feira

Motoboy acusado de estupros em Dourados tem prisão preventiva decretada

morto assassinado

2015 – Assassinado Oscar Goldoni, ex-prefeito de Ponta Porã

esplanada pcc

Braço direito do PCC no setor de combustíveis

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

bolsonaro

Bolsonaro retorna para prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia: ‘fragilizado’

damares mal-estar

[ BASTIDORES ] Mal-estar abalou agenda política

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Atenção, concurseiros: MS começa semana com 125 vagas e salários que chegam a R$ 35 mil

Seleções vão de estágios a vagas de ensino superior

Cotidiano

Vagas para operador de caixa: Funsat oferece 1.330 empregos nesta segunda-feira

São oportunidades para trabalhar em 146 funções, sendo que a maioria não exige experiência para ingressar no novo serviço

Trânsito

Conversão na BR-267 acaba em morte de idoso após batida entre carro e caminhão

Passageira do carro conseguiu sair com ajuda de populares

Famosos

Camila Cabello canta Ai Se Eu Te Pego no The Town e emociona Michel Teló: ‘Arrepiado’

No The Town, Camila Cabello chocou os fãs ao gastar seu português cantando o hit de Michel Teló