Pular para o conteúdo
Geral

Brasil importa 80% menos gasolina no 1º semestre

A importações de gasolina pelo País caíram 80% no primeiro semestre deste ano, frente o mesmo período de 2013, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, apesar de crescimento de 8,8% na demanda nos postos pelo combustível até maio. Até junho, o País importou 941,4 mil toneladas de gasolina, de acordo com […]
Arquivo -

A importações de gasolina pelo País caíram 80% no primeiro semestre deste ano, frente o mesmo período de 2013, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, apesar de crescimento de 8,8% na demanda nos postos pelo combustível até maio.

Até junho, o País importou 941,4 mil toneladas de gasolina, de acordo com o ministério, enquanto no mesmo período do ano passado o volume somou 4,8 milhões de toneladas. Um dos fatores para a queda acentuada nas importações é o maior uso de etanol, tanto pelo aumento da mistura do biocombustível na gasolina, de 20% para 25% (a partir de maio de 2013), quanto pelo maior consumo de álcool hidratado pelos carros flex.

“O efeito do aumento da mistura do álcool na gasolina nas importações da Petrobras é muito grande”, afirmou à Reuters o diretor de regulação e abastecimento do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), Luciano Libório.

A Petrobras também tem otimizado o uso de seu parque de refino, obtendo recorde de processamento de petróleo em junho, segundo informou em nota a empresa no início de julho. A carga média processada em junho pela Petrobras foi de 2,172 milhões de barris de petróleo por dia (bpd), alta de 21 mil bpd sobre o recorde mensal anterior, registrado em março de 2014, contribuindo para a redução das importações de derivados.

Procurada para falar especificamente da queda nas importações de gasolina, a empresa não comentou imediatamente o assunto. A redução das compras externas é positiva para o caixa da Petrobras, já que a empresa vende derivados no mercado interno a preços inferiores aos que são praticados no exterior, como parte das políticas de controle da inflação do governo federal.

Libório destacou que, também por isso, torna-se desfavorável para outras companhias importarem gasolina para o Brasil – o ministério não divulga dados de importação por empresas.

As vendas de gasolina C das distribuidoras, comercializada nos postos com adição de etanol anidro, tiveram crescimento de 8,8% nos primeiros cinco meses do ano em relação ao mesmo período de 2013, segundo os últimos dados fornecidos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). As vendas de etanol hidratado, que abastece veículos flex, também apresentou crescimento no acumulado até maio, de 15,4%.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasil vai ingressar contra Israel em ação por genocídio na corte de Haia

Portugueses do Manchester United prestam homenagem a Diogo Jota e seu irmão em Anfield

Fazendeiro que ‘tomou dores’ do filho e matou vizinho de cerca é preso em MS

Taxação de Trump contra produtos brasileiros será discutida no Senado terça-feira

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

Avião da Azul que saiu de SP faz pouso de emergência no Rio

Últimas Notícias

Brasil

Peixe BR: tarifa de 50% dos EUA atinge diretamente o setor e é preciso restabelecer diálogo

Produtos brasileiros de cacau também serão prejudicados pelas tarifas

Mundo

Trump ameaça tarifas de até 100% contra Rússia em 50 dias se não houver acordo sobre Ucrânia

Presidente norte-americano afirmou ainda que deve enviar mair armas para a Ucrânia

Mundo

Na França, prisioneiro foge da cadeia escondido em bolsa de roupas sujas de outro detento

Homem foi encontrada em um porão três dias após fugir da prisão

Brasil

MEC publica portaria que regulamenta as novas regras do EAD

Regras fazem parte da regulamentação do decreto 12.456/2025, editado em maio