Boa gestão da propriedade é o primeiro passo para aumento da competitividade no campo

Levantar dados, como número de hectares, área plantada, número de cabeças e bens, para planejar o crescimento econômico. Esse é o primeiro passo para o controle administrativo da propriedade rural, tema da próxima qualificação do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul em Campo Grande. A capacitação Administração da Empresa […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Levantar dados, como número de hectares, área plantada, número de cabeças e bens, para planejar o crescimento econômico. Esse é o primeiro passo para o controle administrativo da propriedade rural, tema da próxima qualificação do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul em Campo Grande. A capacitação Administração da Empresa Rural acontece na Fazenda Escola da Universidade de Anhanguera Uniderp e deve capacitar 15 pessoas dos dias 21 a 23 de julho.

Para o instrutor do Senar/MS, Vidal Subtil, a falha de muitos produtores é a falta de controle interno. “É preciso tomar nota de tudo. Com base nas atividades desempenhadas, se o produtor tiver informações detalhadas sobre os gastos, tem mais facilidade na tomada de decisões, o que pode contribuir para o aumento da produtividade e consequentemente o crescimento do patrimônio”, enfatiza.

Como gerar resultado econômico maior na área em que eu atuo? “Por meio de cálculos de custos de produção, cada participante identifica quais ações administrativas devem ser mudadas da porteira para dentro”, explica o instrutor do Senar/MS. Mercado, política agrícola, conceitos de capital, controle gerencial e operacional estão entre os temas explorados nas 24 horas de capacitação.

Durante a qualificação, uma das propriedades de um dos participantes é escolhida para a prática da administração da empresa rural. Divididos em grupos, eles elaboram planejamentos sobre qual atividade é mais viável na propriedade e qual valor a ser investido na área. “Por meio desse estudo detalhado, o produtor toma conhecimento de como administrar sua propriedade, seja qual for a atividade”, sustenta Subtil.

De 21 a 25 de julho, 53 capacitações serão oferecidas pelo Senar/MS. Conheça por meio do endereço www.senarms.org.br ou ligue no 3320-9700.

Conteúdos relacionados