Pular para o conteúdo
Geral

Beneficiários de planos de saúde poderão acompanhar demandas pela internet

A partir de hoje (19), beneficiários de planos de saúde que fizerem uma reclamação por qualquer um dos canais de relacionamento da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) poderão acompanhar o andamento da demanda pelo portal da agência reguladora na internet. A reclamação deve ser feita no Espaço do Consumidor, na seção Acompanhamento de Solicitações. […]
Arquivo -

A partir de hoje (19), beneficiários de planos de saúde que fizerem uma reclamação por qualquer um dos canais de relacionamento da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) poderão acompanhar o andamento da demanda pelo portal da agência reguladora na internet.

A reclamação deve ser feita no Espaço do Consumidor, na seção Acompanhamento de Solicitações. Lá estarão disponíveis todos os documentos referentes à demanda, como os pareceres da agência e as respostas das operadoras. Além, disso, a ANS passa a usar a mediação de conflitos para problemas não assistenciais, como reajustes indevidos, quebra de contratos, alteração e rede credenciada.

Desde 2010 a mediação de conflitos para queixas de natureza assistencial, como descumprimento de prazos máximos para agendamento de consultas, exames e cirurgias e negativa de autorização, foi instituída pela ANS. Em 2013, o percentual de resolução de demandas por meio da mediação chegou a 85,5%.

A mediação de conflitos começa depois que o beneficiário entra em contato com a agência informando que a operadora não solucionou um problema referente ao plano de saúde. A operadora é notificada sobre a queixa e a partir do primeiro dia útil seguinte ao recebimento da notificação, terá cinco dias úteis para resolver o problema do beneficiário – em caso de queixa de natureza assistencial -, ou dez dias úteis – se a queixa for de natureza não assistencial.

Se o problema for resolvido dentro dos prazos e normas estipulados pela ANS, a demanda é encerrada. Caso não seja dada uma solução, a ANS inicia uma apuração que pode resultar em abertura de processo administrativo sancionador e aplicação de multa contra a operadora. O acúmulo de reclamações pode acarretar a suspensão da venda de planos de saúde.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PEC da blindagem é aprovada em segundo turno e vai ao Senado

câmara bancada ambiental

Quatro dos oito deputados federais em MS votaram a favor da PEC da Blindagem

cela

Condenado em base de reconhecimento é inocentado em MS

Lanús marca no fim do jogo e complica a situação do Fluminense na Sul-Americana

Notícias mais lidas agora

Fazendeiro morre após aeronave cair no Pantanal em Mato Grosso do Sul

Presidente da Câmara, Papy deve R$ 99 mil de IPTU para a Prefeitura de Campo Grande

maicon nogueira cpi vereador

CPI do Consórcio: com voto separado, Maicon pede intervenção na concessão dos ônibus na Capital

Bahia derrota Atlético-MG e avança na Copa do Brasil Feminina

Últimas Notícias

Polícia

Jovem morre durante exercícios em academia de Bataguassu após sofrer mal súbito 

Bombeiros tentaram a reanimação, mas o jovem não resistiu

Brasil

Emboscada que matou ex-delegado-geral na Praia Grande teve 69 tiros

Quantidade de cápsulas encontradas na cena do crime

Cotidiano

TJMS abre inscrições para curso de Preparação à Adoção

Preparar e informar pessoas que desejam acolher criança

Loterias

Ninguém acerta as seis dezenas e Mega pode pagar R$ 33 milhões

33 apostas acertaram a quina e vão receber prêmio de R$ 50.164,01