Pular para o conteúdo
Geral

Atentado em Cabul mata nove civis incluindo jornalista da AFP e ex-diplomata

Pelo menos nove civis, entre os quais um ex-diplomata paraguaio e um jornalista da agência de notícias francesa France Presse (AFP), foram mortos hoje (21) num atentado talibã contra um hotel em Cabul. O ataque ocorre semanas antes das eleições presidenciais e foi cometido por quatro adolescentes que, com pistolas escondidas nas meias, conseguiram passar […]
Arquivo -

Pelo menos nove civis, entre os quais um ex-diplomata paraguaio e um jornalista da agência de notícias francesa France Presse (AFP), foram mortos hoje (21) num atentado talibã contra um hotel em Cabul.

O ataque ocorre semanas antes das eleições presidenciais e foi cometido por quatro adolescentes que, com pistolas escondidas nas meias, conseguiram passar vários níveis de segurança do Hotel Serena, escolhido por muitos visitantes estrangeiros na capital afegã.

O atentado foi reivindicado pelos talibãs, que lançaram uma campanha de violência para perturbar as eleições previstas para 5 de abril. Os atacantes chegaram ao restaurante do hotel e começaram a disparar indiscriminadamente contra os clientes, disse o porta-voz do Ministério do Interior do Afeganistão, Sediq Sediqqi, em coletiva de imprensa.

Nove pessoas morreram no atentado: cinco afegãos e quatro estrangeiros, informou a mesma fonte, acrescentando que entre as vítimas há quatro mulheres e duas crianças.

O atentado durou três horas e terminou quando forças de segurança afegãs mataram o último dos atacantes, disse Sediqqi, acrescentando que a maioria dos clientes do hotel conseguiu se esconder em salas especiais.

Entre as vítimas está Sardar Ahmad, um jornalista da AFP, sua mulher e dois dos três filhos, informou a agência francesa. O filho mais novo do jornalista ficou gravemente ferido e recebe tratamento no hospital.

Entre as vítimas está ainda um ex-diplomata do Paraguai, Luis Maria Duarte, que estava no Afeganistão como observador das eleições presidenciais, confirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros paraguaio, Eladio Loizaga.

O atentado ocorreu na véspera do Nawroz, o Ano-Novo persa, que é um feriado importante no Afeganistão, motivo pelo qual o hotel tinha organizado celebrações especiais. “Acreditamos que estes ataques têm uma ligação direta com as próximas eleições e os inimigos tentam organizar estes atentados para frustrar o povo afegão sobre o seu futuro”, disse Sediqqi.

O Hotel Serena, o mais caro de Cabul, foi alvo de ataques antes, incluindo um atentado suicida em 2008 que deixou oito mortos. Depois de melhorar os sistemas de segurança, o hotel continuou atraindo diplomatas, trabalhadores estrangeiros e empresários afegãos aos seus dois restaurantes, café e ginásio.

Sediqqi mencionou falha de segurança, uma vez que os atacantes conseguiram entrar com seis pistolas e munições. “Estamos investigando, mas nossa conclusão inicial é que uma falha na estrutura de segurança do hotel permitiu o ataque”, disse.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em Corumbá, aulão gratuito prepara estudantes para a redação do Enem 2025

Ruy Ohtake é inocentado de acusação por fraude e superfaturamento no Bioparque Pantanal

Com vetos, Lula sanciona limite para inelegibilidade por Ficha Limpa

tereza cristina

Tereza Cristina alerta ministro da Defesa sobre fronteiras secas: ‘Facções têm tomado conta’

Notícias mais lidas agora

Prefeito preso, vereador e mais 24 são denunciados por corrupção em Terenos

Caminhoneiro de Campo Grande morre carbonizado em acidente em São Paulo

sada cruzeiro

Sada Cruzeiro: 10 fatos curiosos sobre time famoso que virá a Campo Grande para Supercopa de Vôlei

bebida adulterada

Efeitos do metanol aparecem até 48h após consumo e podem ser confundidos com embriaguez

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Incêndio de grandes proporções atinge área próxima à usina Atvos em Costa Rica

Equipes do Corpo de Bombeiros de Costa Rica estão na linha de combate

Transparência

Preso com Claudinho Serra, empreiteiro negociou mais de meio milhão em propina

Chamou atenção dos investigadores o fato de Cleiton Nonato Correia ter sacado R$ 680 mil da conta

Política

Vereadores aprovam semana da Luta Antimanicomial e Educação Financeira em Campo Grande

Quatro matérias foram aprovadas pela Câmara nesta terça-feira (30)

MidiaMAIS

Sada Cruzeiro: 10 fatos curiosos sobre time famoso que virá a Campo Grande para Supercopa de Vôlei

Apelido glorioso, história por trás do nome e outras curiosidades sobre o Sada Cruzeiro, time mais famoso a participar da Supercopa de Vôlei em Campo Grande