Pular para o conteúdo
Geral

‘Até segunda vou entrar com uma ação contra o aumento abusivo do IPTU’, diz Edil

O vereador Edil Albuquerque (PMDB) garantiu que até a próxima segunda-feira (20) vai acionar a Justiça contra a Prefeitura de Campo Grande para rever os valores abusivos do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de alguns contribuintes. Edil disse que já está fazendo o levantamento e reunindo os documentos para entrar com ação. “Estou fazendo […]
Arquivo -

O vereador (PMDB) garantiu que até a próxima segunda-feira (20) vai acionar a Justiça contra a Prefeitura de para rever os valores abusivos do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de alguns contribuintes.

Edil disse que já está fazendo o levantamento e reunindo os documentos para entrar com ação. “Estou fazendo o levantamento de dados junto com meu jurídico a respeito dos IPTUs com valor abusivo para ver as medidas a serem tomadas”, afirmou o vereador.

Segundo Edil, vários contribuintes entraram em contrato com ele para reclamar do aumento acima da inflação em relação ao imposto pago no ano passado. É o caso de Luiza Helena que calcula ter aumentado em 40% o IPTU deste ano. “Moro próximo a Ernesto Geisel e tem mais empresa do que residência. Eu moro há 30 anos na região e ali está desvalorizando o imóvel, mas o IPTU veio 40% mais caro”, disse a contribuinte.

Ela é moradora da Vila Jacy e reclamou que a prefeitura aumentou o valor do imóvel em 50% e do terreno mesmo sem ter feito melhorias no bairro. “Não teve nada, aliás teve piora. Eu tenho de andar pela rua porque as calçadas estão tomadas pelo matagal. O asfalto está todo esburacado, não são buracos são crateras”, relatou Luiza Helena.

Edil ressaltou que o projeto do IPTU que envolve o índice de reajuste, atualização da planta genérica do município e da listas de isentos não foi enviado para a aprovação da Câmara. Na época, a presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereadora Grazielle Machado (PR), alertou o prefeito Alcides Bernal (PP) sobre os riscos de se fazer por decreto o aumento.

“O projeto de atualização do valor venal do imóvel não foi enviado para a Câmara analisar. Ele também não enviou a renovação dos IPTU dos isentos”, afirmou o vereador.

Isentos

O vereador explicou: todos os contribuintes que tenham apenas um imóvel de até R$ 23.916 ou que seja aposentado e receba até dois salários mínimos e também siga o quesito anterior têm direito à isenção do IPTU. No entanto, essa lista é atualizada todos os anos e os vereadores não têm conhecimento da situação atual por falta de apresentação de projeto.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Precisa de atendimento? Confira a escala médica nas Upas e nos CRSs de Campo Grande

Sob gestão de Papy, Câmara de Campo Grande aumenta gastos e diminui resultados

Após um ano, Justiça marca audiência de acusado por homicídio em quitinete

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Notícias mais lidas agora

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Domingo amanhece gelado, mas temperaturas devem subir durante o dia em Mato Grosso do Sul  

Últimas Notícias

Cotidiano

Perigo oculto: infecções em dedos e unhas geram alerta a médicos e profissionais de estética

Contaminações pelas unhas podem resultar até mesmo em amputações

Cotidiano

Vai viajar? Aeroporto Internacional de Campo Grande opera sem restrições

Os próximos voos que partem de Campo Grande operam das 8h às 20h55. Já os voos de chegada operam das 08h15 às 23h

Cotidiano

‘Um dia no Parque’ acontece neste domingo e evento é oportunidade para contato com a natureza

As atividades se concentram em quatro parques estaduais: Matas do Segredo e Prosa, em Campo Grande; Nascentes do Rio Taquari, em Costa Rica; e Várzeas do Rio Ivinhema, em Jateí

Transparência

Incra cede área em assentamento de Nova Alvorada do Sul para prefeitura

Repasse, por cerca de 20 anos, envolve quase 10 hectares no projeto de assentamento Bebedouro