Ataque do Taliban mata autoridades do FMI e da ONU no Afeganistão
Um homem-bomba e atiradores do Taliban atacaram um restaurante frequentado por estrangeiros na capital do Afeganistão na noite de sexta-feira, matando até 21 pessoas, incluindo quatro funcionários da Organização das Nações Unidas e o alto representante do Fundo Monetário Internacional no Afeganistão. Homens armados invadiram o restaurante e dispararam contra os comensais após o …
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um homem-bomba e atiradores do Taliban atacaram um restaurante frequentado por estrangeiros na capital do Afeganistão na noite de sexta-feira, matando até 21 pessoas, incluindo quatro funcionários da Organização das Nações Unidas e o alto representante do Fundo Monetário Internacional no Afeganistão.
Homens armados invadiram o restaurante e dispararam contra os comensais após o homem-bomba se explodir perto da entrada por volta das 19h30 de sexta-feira.
Treze estrangeiros estão entre os mortos, segundo a polícia. Neste sábado, a embaixada dos EUA disse em um post no Twitter que pelo menos dois cidadãos norte-americanos foram mortos, enquanto a Grã-Bretanha e Canadá também confirmou a morte de dois cidadãos cada.
Rajadas esporádicas de tiros continuaram por cerca de uma hora depois da explosão inicial, e os dois homens armados dentro do restaurante libanês foram mortos a tiros por policiais, disse uma autoridade afegã.
A maioria das forças estrangeiras estão se preparando para deixar o Afeganistão neste ano, após mais de uma década de guerra. Há temores de que o Taliban vai intensificar ataques até a eleição em abril, quando o país escolherá o sucessor do presidente Hamid Karzai.
O taliban reivindicou a responsabilidade pelo ataque e o classificou de vingança por um ataque aéreo dos EUA no início desta semana. O ação norte-americana também foi condenada por Karzai por ter resultado na morte de oito civis.
Tiros podiam ser ouvidos em toda zona diplomática da capital por alguns minutos após a primeira explosão.
Vários funcionários da cozinha do restaurante sobreviveram fugindo para o telhado, onde eles se esconderam até que foram resgatados pela polícia.
“Quando eu estava na cozinha, ouvi uma explosão do lado de fora. Então todos os homens fugiram e eu fui para o telhado. Fiquei de costas para a chaminé por duas ou três horas”, disse Suleiman, um cozinheiro no restaurante libanês.
À meia-noite, uma operação ainda estava em andamento, com policiais nervosamente piscando lasers na passagem de carros e pessoas nas ruas escuras e empoeiradas.
O restaurante funcionava no local há vários anos. Era um dos locais prediletos dos estrangeiros, incluindo diplomatas, empreiteiros, jornalistas e trabalhadores humanitários. Guardas armados ficavam geralmente de plantão na entrada da frente.
“O alvo do ataque era um restaurante frequentado por estrangeiros de alta patente… onde os invasores jantavam e tomavam muitas bebidas”, disse o porta-voz do Taliban Zabihullah Mujahid em um comunicado enviado por email, escrito em inglês.
O representante do Fundo Monetário Internacional no Afeganistão, o libanês Wabel Abdallah, de 60 anos, foi um dos mortos. Ele estava em Cabul desde 2008.
“Esta é uma notícia trágica. E, nós no Fundo, estamos todos devastados”, afirmou a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, em um comunicado. “Nossos corações estão com a família e amigos de Wabel, assim como as outras vítimas deste ataque”.
A ONU disse que quatro membros da equipe haviam sido mortos, mas não divulgou suas nacionalidades.
“Você pode imaginar o efeito que teve sobre os membros do pessoal aqui”, afirmou o porta-voz da ONU Ari Gaitanis.
A Missão de Polícia da União Europeia no Afeganistão também perdeu um dinamarquês e um membro britânico do pessoal. Uma porta-voz da chancelaria britânica disse que dois britânicos foram mortos no ataque.
O ministro de Negócios Estrangeiros do Canadá, John Baird, disse dois canadenses morreram, mas não ficou claro em que organização trabalhavam.
O porta-voz do Departamento de Estado norte-americano Jen Psaki disse que nenhum dos mortos são funcionários da embaixada dos EUA no país.
Os outros estrangeiros feridos foram levados para uma base militar em Cabul.
Notícias mais lidas agora
- Com três alertas de chuva intensa, cidades de MS podem registrar ventos de até 100km/h
- Durante perseguição e tentativa de abordagem, motociclista atropela guarda no Jardim das Macaúbas
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
- VÍDEO: Acidente termina com carro pendurado em córrego da Avenida Ernesto Geisel
Últimas Notícias
Provando que não parou no tempo, bronzeamento natural é autocuidado requisitado o ano todo em Campo Grande
Profissionais apontam crescimento na procura e abertura de espaços especializados em bronzeamento natural em Campo Grande
VÍDEO: Motociclista bate em carro e foge na Rua 14 de Julho em Campo Grande
Acidente aconteceu quando a vítima passava no trecho entre as ruas Marechal Rondon e Dom Aquino
Camapuã pagará famílias por abrigo a crianças e adolescentes em situação de risco
Programa Guarda Subsidiada prevê pagamento de um salário mínimo a famílias que abrigarem crianças e adolescentes
Obrigatoriedade de plataforma que padroniza gestão fiscal em MS pode ser adiada para 2026
A indicação foi realizada pela deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), a pedido dos novos prefeitos eleitos em MS
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.