A menos de 3 horas de receber o seu primeiro jogo, a Arena das Dunas pode estrear na Copa do Mundo sem a liberação necessária do Corpo de Bombeiros. A ‘novela’ se desenrolou por toda semana e deveria terminar na manhã desta sexta, mas os vistoriadores da corporação não puderam entrar no estádio por questões de segurança – a Força Nacional barrou a entrada de qualquer pessoa no começo do dia para fazer uma varredura antibombas.

Sem conseguir conceder a liberação, o Corpo de Bombeiros já entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública para avisar sobre a situação. Qualquer incidente na partida entre México e Camarões, que começa às 13h, será de responsabilidade da Fifa.

A preocupação dos Bombeiros, porém, já é bem menor. Na vistoria da tarde de quinta-feira, a corporação disse que 95% da estrutura já estava dentro do critério. Faltavam apenas alguns detalhes, como a colocação de guarda-corpos (as proteções contra quedas) e a fixação das últimas cadeiras móveis. “Acreditamos até que tudo já deva estar pronto, mas não pudemos atestar isso”, explica o Tenente Christiano Couceiro.

É possível até que a Arena das Dunas seja liberada ainda antes do pontapé inicial, mas até agora as arquibancadas provisórias ainda não possuem alvará de uso.

Em conversa com o ESPN.com.br, Demetrio Torres, secretário-geral da Secopa (Secretaria Extraordinária para Assuntos Relativos à Copa do Mundo), garantiu que a visita dos Bobmeiros já foi liberada. “Está tudo pronto, eram apenas alguns ajustes”, disse.