Pular para o conteúdo
Geral

Árbitro não relatou ofensas racistas a Tinga em súmula

As ofensas racistas ao meia Tinga na derrota de 2 a 1 do Cruzeiro para o Real Garcilaso, na quarta-feira, pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores, não foram incluídas na súmula pelo árbitro venezuelano José Argote. Essa foi a informação que a Conmebol repassou durante a última tarde ao presidente do Tribunal […]
Arquivo -

As ofensas racistas ao meia Tinga na derrota de 2 a 1 do Cruzeiro para o Real Garcilaso, na quarta-feira, pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores, não foram incluídas na súmula pelo árbitro venezuelano José Argote. Essa foi a informação que a Conmebol repassou durante a última tarde ao presidente do Tribunal Disciplinar da entidade, o brasileiro Caio César Rocha.

A instauração do inquérito contra o representante peruano deve ser feita mesmo sem o relato, no entanto.

“Não vi a súmula e nem vou participar do julgamento, mas a notificação que chegou da Conmebol foi de que a arbitragem não descreveu o caso de racismo na súmula. Nessa situação, contudo, o próprio vídeo com as imagens pode ser suficiente. Não sei se de repente o juiz não percebeu os gritos durante o jogo”, afirma Caio César ao ESPN.com.br.

Ele não poderá atuar no processo devido à presença de um time brasileiro no episódio. A análise da punição ficará a cargo do uruguaio Adrián Leiza, vice-presidente do órgão. Ele será auxiliado pelo boliviano Alberto Lozada, o colombiano Orlando Morales e o chileno Carlos Tapia.

Uma comitiva formada pelo diretor Alexandre Mattos e pelo supervisor Benecy Queiroz seria mandada até a sede da Conmebol nesta sexta-feira para relatar os problemas enfrentados na passagem por Huancayo, no Peru, mas foi descartada pelo Cruzeiro após a repercussão mundial do incidente e o envio de uma representação através da CBF. A delegação celeste retornou a somente nesta quinta-feira à noite. O presidente Gilvan de Pinho Tavares, que não viajou, passou boa parte da tarde em reunião.

Mesmo que o clube não denuncie o comportamento dos torcedores do Garcilaso, o próprio tribunal pode fazê-lo por conta própria.

“Não há um processo ainda. Provavelmente, ele será instaurado por se tratar de um fato público e notório. Serão verificadas as penas passíveis de aplicação, notificar as partes, dar um prazo para que se manifestem – em torno de 72 horas – e depois das respostas, não havendo prova a ser produzida, como creio não ser o caso – o vídeo serve -, a data (do encontro) será marcada”, explica o pernambucano Caio César Rocha.

O caso deverá ser julgado em até duas semanas.

A exemplo do que aconteceu no episódio Oruro envolvendo o Corinthians em 2013, o Tribunal Disciplinar da Conmebol deliberará o assunto através de videoconferência.

A princípio, os atuais campeões brasileiros não irão fazer pressão por uma punição mais pesada ao Real Garcilaso. Na Toca da Raposa, a análise é de que a resposta tem de vir nas quatro linhas e o marketing da equipe pode ser envolvido no processo para trazer o torcedor ainda mais para o seu lado. O uniforme do clube para a Libertadores foi lançado em clima de guerra, com os atletas chegando ao local da apresentação num caminhão das Forças Armadas do Exército.

Ao longo da quinta-feira, houve a pressão por parte do Governo do Brasil para uma pena mais severa aos peruanos, com manifestação da presidente Dilma Rousseff através de sua conta no Twitter e ligação do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, para o mandatário da Conmebol, Eugênio Figueiredo. Existe internamente na entidade que rege o futebol sul-americano a cobrança por uma resposta dura.

A reportagem do ESPN.com.br tentou contato com o uruguaio Adrián Leiza durante a quinta-feira, mas não teve as suas ligações atendidas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

Ciclista de Campo Grande fica em 27º lugar em competição com 3 mil atletas

bolsa família

Beneficiários do Bolsa Família começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Governador de MS vai para Ásia em busca de parcerias comerciais

Últimas Notícias

Polícia

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos

Política

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Frigoríficos de MS tomaram a decisão porque os produtos enviados a partir de agora chegariam após o início da taxa de 50%

Polícia

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

A mãe do adolescente confirmou que o marido agredia o filho

Polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Testemunhas relataram à reportagem que a PM e a GCM foram acionadas para a unidade e encaminharam o homem para a delegacia