Pular para o conteúdo
Geral

Apenas 4% dos sojicultores possuem propriedades monocultoras

Somente 4% dos produtores rurais ouvidos por uma pesquisa do Instituto de Pesquisas Agroeconômicas Safras & Mercado possuem propriedades rurais focadas em apenas um tipo de plantação. A maior parte (37,6%) das áreas são dedicadas à soja e a mais duas culturas. O estudo, feito em parceria com o Projeto Soja Brasil, foi realizado durante […]
Arquivo -

Somente 4% dos produtores rurais ouvidos por uma pesquisa do Instituto de Pesquisas Agroeconômicas Safras & Mercado possuem propriedades rurais focadas em apenas um tipo de plantação. A maior parte (37,6%) das áreas são dedicadas à soja e a mais duas culturas.

O estudo, feito em parceria com o Projeto Soja Brasil, foi realizado durante a expedição encerrada na última quinta-feira (13) e pretendeu traçar um perfil do produtor de soja brasileiro.

Ao todo foram consideradas 619 respostas de pessoas residentes nos Estados do Paraná, , Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A principal cultura adicional à soja é o milho, que ocupa 36,4% das propriedades, seguido pelo trigo (18,7%) e pelo gado de corte (9%).

Somente 1,1% plantam algodão e 2,1% utilizam o arroz como alternativa para o revezamento.

Sobre a compra de insumos, defensivos e máquinas agrícolas, a pesquisa mostra que os agricultores valorizam principalmente a qualidade e confiabilidade da marca, a acessibilidade do preço e o atendimento da empresa ao consumidor.

Fatores como facilitação do crédito e design chamam menos a atenção no momento da aquisição.

A maior parte dos proprietários, independente do tamanho da área plantada, tem a intenção de utilizar financiamentos, comprar veículos e máquinas agrícolas.

Já para a comércio da produção, existe uma predominância do método cooperativo nos Estados do Paraná e do Rio Grande do Sul.

A armazenagem se mostrou uma preocupação dos donos de propriedades maiores. Apenas 13% das fazendas de até mil hectares guardam a produção em silos próprios, contra 82% quando o tamanho é acima de 5 mil hectares.

Todos os produtores que possuem mais de 5 mil hectares de terra declararam ter intenção de investir em armazenagem.

A pesquisa também questionou sobre a intenção e uso de fertilizantes. De acordo com os resultados obtidos, 44,4% dos produtores pretendem manter o uso e 38,1% desejam elevar a aplicação.

Para 93,8% dos entrevistados, a efetividade das novas tecnologias agrícolas é satisfatória. (Canal Rural)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
prefeitura iptu

Após escândalo envolvendo promotor do MPMS, prefeito de Nova Alvorada deve cumprir ‘recomendações’

Projeto que acelera medida protetiva de violência doméstica entra em funcionamento em MS

Justiça nega liberdade a empreiteiro que faturou R$ 2 milhões com escândalo em Terenos

VÍDEO: Atleta de rugby morre durante partida no Paraguai

Notícias mais lidas agora

Despachante que tenta delação sobre corrupção no Detran-MS é alvo de nova ação do MPMS

prefeitura iptu

Após escândalo envolvendo promotor do MPMS, prefeito de Nova Alvorada deve cumprir ‘recomendações’

Pé na areia em Campo Grande é real! Mar de Xaraés é inaugurado e vira novo ponto turístico de MS

Justiça defere recuperação judicial de grupo proprietário da Agropecuária Santa Mônica

Últimas Notícias

Mundo

Secretário de Trump volta a ameaçar o Brasil após condenação de Bolsonaro

Secretário norte-americano afirmou nos que nos próximos dias haverá uma resposta dos EUA

Transparência

Ampliação de escola recebe aditivo de R$ 290 mil em Três Lagoas

Obras são na E. M. Profª Maria de Lourdes Lopes

Polícia

Criminoso é preso em Corumbá sete anos após participar de ataques a agências bancárias na Bahia

Outros dois foragidos foram capturados em Salvador e Tabão da Serra

Política

Vereadores de Campo Grande debatem moradia indígena em audiência pública

Nos últimos anos, a Capital de Mato Grosso do Sul teve aumento de 6 mil novos moradores indígenas