Alguns anúncios publicitários nos websites europeus do Yahoo! espalharam software malicioso, disse a companhia no domingo, confirmando uma falha que potencialmente infectou milhares de usuários.

Na sexta-feira, a Fox-IT, uma empresa de segurança de computadores baseada em Delft, na Holanda, escreveu em um blog que invasores haviam inserido anúncios maliciosos servidos pelo ads.yahoo.com.

“Na sexta-feira, 3 de janeiro, nos nossos sites europeus, nós servimos alguns anúncios que não atendiam às nossas diretrizes editoriais, especificamente eles espalhavam malware”, afirmou um porta-voz da empresa em um comunicado no domingo. O Yahoo! disse que removeu prontamente os anúncios, e que usuários de computadores Mac e dispositivos móveis não foram afetados.

A Fox-IT estimou que na sexta-feira o malware estava sendo distribuído para aproximadamente 300 mil usuários por hora, levando a cerca de 27 mil infecções por hora. Os países com mais usuários afetados são a Romênia, Grã-Bretanha e França.

“Não está claro que grupo específico está por trás deste ataque, mas os invasores são claramente motivados por objetivos financeiros e aparentemente oferecem serviços a outros atores”, disse a Fox-IT.