Pular para o conteúdo
Geral

Angelina Jolie declara guerra à violência sexual em zonas de conflito

A atriz norte-americana e enviada especial do alto-comissário para os Refugiados das Nações Unidas, Angelina Jolie, está empenhada em combater a violência sexual em zonas de conflito. Acompanhada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, William Hague, participou numa conferência em Londres, onde estiveram presentes representantes de mais de 120 países para falar na mel...
Arquivo -

A atriz norte-americana e enviada especial do alto-comissário para os Refugiados das Nações Unidas, Angelina Jolie, está empenhada em combater a violência sexual em zonas de conflito. Acompanhada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, William Hague, participou numa conferência em Londres, onde estiveram presentes representantes de mais de 120 países para falar na melhor estratégia de luta contra um flagelo de que são vítimas milhares de pessoas.

“Estamos aqui pela menina de nove anos no Uganda, raptada e forçada à escravidão sexual”, disse Jolie na sua intervenção na conferência Acabar com a Violência Sexual em Conflitos, esta quinta-feira, terceiro de quatro dias de encontro. “Estamos aqui por todos os sobreviventes esquecidos, escondidos, que foram levados a sentir-se envergonhados ou abandonados”, continuou a atriz, que esteve acompanhada durante os trabalhos pelo companheiro, o também ator Brad Pitt.

Jolie falou ainda em nome das “crianças da violação” e da necessidade de se ouvir as suas histórias e “compreender que esta injustiça não pode ser tolerada” e que a “tristeza e compaixão não são suficientes” para estas vítimas.

Aos governos que estiveram representados no encontro internacional a atriz disse esperar que, além de serem “forçados a agir”, queiram estar “motivados e comprometidos” em trabalhar no combate à violência sexual. Para isso, a norte-americana anunciou um manual que deverá ser seguido internacionalmente sobre como investigar estes crimes, recolher provas e levar perante a Justiça os seus autores.

William Hague, parceiro de Jolie nos últimos dois anos numa campanha contra a violência sexual, também interveio na conferência e sublinhou a importância de deixar de tratar este problema como um tabu. “Percorremos um longo caminho nos últimos dois anos para levar o mundo a falar sobre o que era um tema tabu e agora temos de passar à ação”, defendeu o chefe da diplomacia britânica perante cerca de 1.200 representantes de governos, ativistas e elementos militares, bem como vítimas.

Hague realçou ainda, em conferência de imprensa, o papel que Jolie teve para pôr este assunto na agenda do mundo e que a atriz é o “exemplo de como a diplomacia pode ser conduzida no futuro”. “Precisamos de muito mais que o governo para chegar às pessoas que dificilmente ouvem os governos e Angelina faz isso, além de ter uma grande conhecimento e paixão sobre estas questões”, acrescentou.

Os números de violação sexual são conhecidos tanto por Jolie como por Hague e foram repetidos na conferência. Nos vários anos da guerra civil na Serra Leoa, estima-se que 60 mil mulheres tenham sido violadas. Na guerra na Bósnia (1992-95) mais de 100 mil pessoas morreram e 20 mil mulheres terão sido alvo de violações. Recentemente, perto de 200 raparigas foram sequestradas na Nigéria e o seu destino está ameaçado pela escravidão sexual. Na Índia, seguem-se os casos de jovens violadas por grupos de homens e que aparecem depois mortas.

À semelhança de Jolie, Hague apelou à acção dos governos e ao público e activistas que assegurem que estão a fazer o seu trabalho. “Juntos, podemos desencadear uma onda de ações práticas pelo mundo que irá fazer uma enorme diferença para a vida dos homens, mulheres e crianças em zonas de conflito”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com vetos, Lula sanciona limite para inelegibilidade por Ficha Limpa

tereza cristina

Tereza Cristina alerta ministro da Defesa sobre fronteiras secas: ‘Facções têm tomado conta’

bebida adulterada

Efeitos do metanol podem aparecer 48h após consumo de bebidas batizadas e serem confundidos com embriaguez

Batayporã lança concursos públicos com 79 vagas para Câmara e Prefeitura Municipal

Notícias mais lidas agora

Prefeito preso, vereador e mais 24 são denunciados por corrupção em Terenos

Caminhoneiro de Campo Grande morre carbonizado em acidente em São Paulo

sada cruzeiro

Sada Cruzeiro: 10 fatos curiosos sobre time famoso que virá a Campo Grande para Supercopa de Vôlei

Governador de Louisiana solicita envio da Guarda Nacional para Nova Orleans

Últimas Notícias

Política

Vereadores aprovam semana da Luta Antimanicomial e Educação Financeira em Campo Grande

Quatro matérias foram aprovadas pela Câmara nesta terça-feira (30)

MidiaMAIS

Sada Cruzeiro: 10 fatos curiosos sobre time famoso que virá a Campo Grande para Supercopa de Vôlei

Apelido glorioso, história por trás do nome e outras curiosidades sobre o Sada Cruzeiro, time mais famoso a participar da Supercopa de Vôlei em Campo Grande

Cotidiano

Em Corumbá, aulão gratuito prepara estudantes para a redação do Enem 2025

O aulão acontecerá no Anfiteatro Prof. Salomão Baruki, nos dias 25 de outubro e 1° de novembro

Transparência

Ruy Ohtake é inocentado de acusação por fraude e superfaturamento no Bioparque Pantanal

Juiz considerou que MP não conseguiu provar acusações