O mundo esperava pela primeira declaração de Anderson Silva. Ele tinha sofrido uma lesão chocante, durante a luta contra Chris Weidman, e todos se perguntavam sobre a gravidade da lesão. Queriam saber se a perna quebrada resultaria na aposentadoria de uma lenda.

A primeira declaração veio no domingo, por meio de um comunicado do UFC, que tranquilizava os fãs, mas pedia privacidade. “Não houve nenhuma decisão imediata sobre o seu futuro”. Ou seja, o lutador se calou sobre o assunto. Porém, dez dias depois do ocorrido, já é possível enxergar indícios de que Anderson voltará a lutar.

Na verdade o primeiro indício veio rápido, apenas não foi revelado imediatamente. Logo após ser operado, ainda na madrugada de domingo, Anderson disse algo que surpreendeu os médicos: “a primeira pergunta que ele me fez foi ‘quando posso treinar?’”, contou o cirurgião Steven Sanders.

Nesta semana, foi a vez de um treinador de Anderson, Pedro Rizzo, também revelar um indício da volta do ex-campeão ao MMA. Mas a conversa entre os dois foi cautelosa sobre o assunto, de acordo com o que foi contado ao site MMA Fighting.

“Anderson me disse: ‘vou voltar, mestre. Vou voltar’. E eu respondi: ‘sim, com certeza, vai voltar para casa para se recuperar e descansar’. E ele disse novamente: “vou voltar, mestre’”, contou Pedro, revelando a ansiedade de Anderson, mas pedindo paciência: “ele é um lutador, tem seis meses para se recuperar e depois decidir o que vai fazer”.

Além dessas revelações, outro indício é a confiança das pessoas mais próximas a Anderson Silva. O lutador Rodrigo Minotauro apostou que ele voltará em alto nível: “além de amigo também sou um grande fã dele e, se Deus quiser, vamos voltar a ver ele dando show no UFC”. O empresário Joinha foi outro que esbanjou otimismo: “confie em mim, ele vai voltar”, disse, em entrevista ao site TMZ.

Já Anderson Silva ainda está praticamente calado. Suas manifestações, por meio de redes sociais, foram feitas para pedir desculpas ou então agradecer o apoio dos fãs. A foto divulgada nesta segunda-feira, em que ele está fazendo fisioterapia, seria uma boa chance para confirmar o retorno. Mas o silêncio sobre a aposentadoria foi mantido com a simples promessa de “ficar bom”. Pelo visto os indícios continuarão a ser revelados apenas por outras pessoas.