O tradicional ponto de concentração popular para assistir jogos da Copa do Mundo, o Alzirão, na Tijuca, zona norte do Rio, recebe os últimos retoques hoje (12), antes da abertura da Copa do Mundo. Nas horas que antecedem e sucedem o jogo do Brasil, haverá shows do funkeiro MC Duduzinho, do cantor Luiz Ayrão, do grupo Bom Gosto e da bateria da Escola de Samba Unidos da Tijuca.

São esperadas cerca de 30 mil pessoas no local, número maior que a capacidade de 20 mil do evento oficial da Copa do Mundo Fifa Fan Fest, na Praia de Copacabana, na zona sul do Rio.

Até ontem (11), havia o receio de que a Defesa Civil estadual não concedesse a liberação para que a festa fosse realizada, devido à ausência de um posto médico, profissionais de saúde e ambulâncias particulares para atendimento ao público. No entanto, como afirmou o presidente da Associação Recreativa e Cultural da Turma do Alzirão, Ricardo Ferreira, toda a documentação já foi liberada e a festa ocorrerá normalmente, como ocorre há nove Copas.

“Já foi tudo liberado. Foi uma pendência no posto médico, mas a gente já acertou tudo e já está liberado o evento. A gente estava meio sem verba para colocar [o posto médico], mas já conseguimos e colocamos o posto. Já está tudo pronto. A bateria da Unidos da Tijuca já está chegando, teremos show com o grupo Bom Gosto depois do jogo. Estamos esperando uma grande vitória e uma grande festa”, afirmou.

De acordo com a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros Militar, todos os documentos foram liberados e entregues na manhã de ontem à organização da festa do Alzirão.

A dançarina do funkeiro MC Duduzinho, Thay Ramos, de 20 anos, admitiu que espera que o Brasil seja campeão da Copa do Mundo em cima da sua principal seleção rival, a Argentina. Para o jogo de hoje, Thay acredita em uma goleada do Brasil sobre a Croácia pelo placar de 3 a 0.

“Hoje faremos um show especial para animar o povo e estrear com o pé direito nessa Copa. Eu moro aqui pertinho e nunca passei aqui. Agora eu quero ver todos os jogos aqui. Estamos arrumando tudo e até o horário do jogo vai ser esse fervo total. O hexa é nosso. Dessa vez vai, tenho certeza”, disse.

O aposentado Izaias Pereira, de 81 anos, disse que assistiu à última Copa no Alzirão e que vai comparecer ao local durante o mês da competição. “Aqui é muito alegre. Pessoal muito animado. É mais divertido do que assistir em casa. Em casa, a gente tem de controlar volume [da televisão] e essas coisas. Aqui, fica todo mundo à vontade”.

O trânsito começará a ser desviado a partir das 14h por agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (CET-Rio). Serão empregados 250 policiais militares e 70 guardas municipais para garantir a segurança do evento.