Você certamente conhece alguém que ainda utiliza o Windows XP nos computadores. Pode ser um parente próximo, um amigo ou mesmo um conhecido, mas são grandes as chances de você saber muito bem do que estamos falando. Pois é preciso saber que esse sistema operacional da Microsoft ainda está presente em muitos locais que vão além das residências.

Mas isso é um grande problema! Não pela falta de modernidade ou pela necessidade de novas funcionalidades, mas sim pelo fato de que o Windows XP não possui mais suporte. Exatamente, no último dia 8 de abril a Microsoft encerrou definitivamente o suporte de atualizações de segurança para o sistema operacional. Em resumo: ele agora é vulnerável.

Por essa razão, há uma grande quantidade de empresas e outras instituições que terão que correr contra o tempo para atualizarem seus sistemas. Mas quais são esses locais? É o que você vai descobrir agora mesmo, pois nós trouxemos uma reunião com as principais necessidades de atualização de computadores que ainda usam o Windows XP.

1. Computadores pessoais

Como dissemos no início do texto, ainda há muitas chances de encontrarmos pessoas que utilizam o Windows XP em seus computadores pessoais. Segundo uma pesquisa publicada pelo Information Week, no começo deste ano a quantidade de computadores que ainda possuíam o XP instalado chegava próximo dos 30% em uma escala global. Ou seja, pelo menos 1 em cada 4 PCs do mundo ainda tem o Windows XP.

Considerando o fato de que, ao final do suporte, atualizações de segurança vão deixar de existir e tornar o sistema operacional mais vulnerável, é possível prever que hackers maliciosos podem realmente “fazer a festa” a partir da próxima semana. Encontrar novas brechas não deve ser uma tarefa tão difícil e a exploração delas não será interrompida por correções.

Por essa razão, os consumidores que ainda têm o Windows XP precisam correr para mudar seus sistemas operacionais o mais rápido possível. Se você utiliza o computador para acessar serviços bancários ou qualquer tarefa similar, é interessante interromper o acesso até que esteja com uma versão mais segura do sistema operacional.

2. Caixas automáticos

Recentemente, um estudo norte-americano comprovou que a grande maioria dos caixas eletrônicos do mundo ainda utiliza o Windows XP. Assim como com os computadores pessoais, isso significa que muitas instituições bancárias podem ter seus sistemas facilmente enganados por hackers, levando seus cofres a perdas nada agradáveis — além de facilitar a instalação de mecanismos para roubar dados de clientes.

Uma das soluções cabíveis para o problema é atualizar os computadores dos caixas automáticos para versões mais recentes do Windows, mas isso demandaria atualizações de hardware em muitos casos. Alguns bancos cogitam a migração para o Linux — no Brasil, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal já trabalham com o sistema faz vários anos.

3. Sistemas de pequenas empresas

Sabe aquele sistema utilizado no caixa da panificadora que você costuma frequentar aí perto da sua casa? É bem provável que ele esteja rodando em um computador com Windows XP. A grande maioria dos softwares empresariais criados para pequenas empresas funciona dessa forma para que os aplicativos possam funcionar em máquinas mais simples — uma vez que eles raramente têm funções muito gráficas.

Com o final o suporte no Windows XP, muitas dessas empresas devem ter problemas com seus sistemas de controle de estoque, caixa e diversas outras funções similares. Como já dissemos, o final do suporte fará com que as falhas deixem de ser corrigidas e isso facilita muito a ação de hackers. O roubo de informações sigilosas e bancos de dados pode ser realizado por causa de brechas na segurança.

4. Sistemas de telecomunicações

O site GFI relembra que algumas empresas de telecomunicações ainda utilizam o Windows XP para o controle da cessão de dados e rede aos consumidores. Com o final do suporte para o sistema operacional, há grandes chances de que falhas ocorram e essas empresas sofram com instabilidade nos serviços a partir da próxima semana.

É claro que não estamos falando de quedas gerais, pois as maiores operadoras de telecomunicações do mundo utilizam sistemas mais modernos, mas é preciso estar atento aos contratos com empresas provedoras de acesso e outras similares que possam apresentar problemas para os clientes.

…..

Como você acabou de ver, ainda há muitos locais que precisam reestruturar seus computadores para oferecem mais qualidade e segurança. Se o seu computador também precisa disso, você pode conferir este link com várias dicas de como atualizar o seu sistema operacional. Para quem possui computadores mais antigos, a Microsoft sugere a aquisição de uma nova máquina mais poderosa.

• Dell XPS 12: com tela sensível ao toque e design conversível

• Lenovo T430u: com design leve e apenas 21 mm de espessura

• HP Elitebook Folio 9470m: um ultrabook empresarial com bateria de longa duração

• Dell Vostro 3460: ideal para pequenas empresas, oferece recursos avançados de segurança

• Positivo Ultra S1000i: ultrafino de baixo custo para os consumidores

• Positivo Ultra X8600: design arrojado e resistente com bateria de alta performance

• STi Ultrabook 1401: alto desempenho e boot de apenas 7 segundo