Pular para o conteúdo
Geral

WWF-Brasil promove curso sobre Cadastro Ambiental Rural

Em abril de 2012, com a aprovação de uma série de mudanças no Código Florestal brasileiro, foi criado o Cadastro Ambiental Rural (CAR), concebido para ser um dos instrumentos de regulamentação da atividade agropecuária no País Mas como ele pode ser usado para promover a conservação da biodiversidade brasileira e garantir a normatização das atividades […]
Arquivo -

Em abril de 2012, com a aprovação de uma série de mudanças no Código Florestal brasileiro, foi criado o Cadastro Ambiental Rural (CAR), concebido para ser um dos instrumentos de regulamentação da atividade agropecuária no País Mas como ele pode ser usado para promover a conservação da biodiversidade brasileira e garantir a normatização das atividades no meio rural?
Com o objetivo de capacitar técnicos neste assunto, o WWF-Brasil, junto ao Sindicato Rural do Sul do Amazonas (Sindisul) e o Centro Estadual de Unidades de Conservação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Ceuc/SDS-AM), promoveu no município amazonense de Apuí, a 453 quilômetros de , o Curso de Capacitação em Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O evento ocorreu na sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) daquela cidade e teve a participação de 22 pessoas – a maior parte técnicos que já lidam com esta temática e que, por conta da distância, têm pouco acesso a informações e demandavam esclarecimentos sobre o Cadastro Ambiental Rural.

Os instrutores do curso foram três professores da Universidade Estadual do Mato Grosso (Unemat) residentes em Alta Floresta, cidade a 830 quilômetros de . Durante quatro dias, eles falaram sobre o que é o CAR, como realizar a adesão ao cadastro, como promover a recuperação de áreas degradadas, quais são os benefícios atuais e futuros desta ferramenta e quais os desafios existentes hoje na implementação dela. Houve momentos teóricos, em sala de aula, e atividades práticas em viveiros particulares cedidos por terceiros.

Adesão obrigatória

De modo bem simples, pode-se dizer que o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é o instrumento pela qual o produtor rural informa ao poder público o tamanho de sua propriedade, onde ela se localiza e que tipo de atividades ele pretende realizar ali. Essas informações devem vir embasadas tecnicamente, por meio de comprovantes de posse, memoriais descritivos, plantas e outros documentos técnicos.

A adesão ao CAR é obrigatória. Num futuro próximo, quem não estiver neste cadastro não poderá obter licenciamentos, autorizações ambientais nem conseguirá acesso a linhas de créditos em entidades públicas como a Caixa Econômica, o Banco do Brasil ou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Com as informações cedidas, o Governo Federal passa a conhecer a região e pode mapear os imóveis rurais, identificando Áreas de Preservação Permanente (APP?s), as áreas de Reserva Legal (RL) e os passivos ambientais que porventura existam. Essas informações servirão para, entre outras coisas, fazer o controle, planejamento e monitoramento de questões ambientais. Imagens de satélite vão ajudar o Governo a fiscalizar a veracidade das informações fornecidas.

Por se tratar de um sistema complexo, de abrangência nacional, a implantação do CAR será feita em etapas. Até o dia 25 de maio deste ano, todos os Estados devem pegar seus bancos de dados, com informações fornecidas pelos produtores, e aderir a um sistema nacional que vai unificar esses dados. Este prazo, no entanto, pode ser estendido para mais um ano.

“Discussão inevitável”

Um dos instrutores da capacitação oferecida pelo WWF-Brasil, Marcos Leandro Garcia, afirmou que a discussão em torno do CAR é “inevitável”. “Este é um tema que será muito importante no futuro. Por isso, é fundamental que os produtores, os técnicos e o poder público estejam a par disso e se preparem o quanto antes”, declarou.

Marcos disse ainda que, nos próximos anos, existe a possibilidade de que o CAR seja a base para temas como pagamento por serviços ambientais (PSA) ou inclusão de pessoas físicas e jurídicas no mercado internacional de carbono. O professor citou os municípios de Extremo (MG), Paragominas (PA) e Alta Floresta (MT) como exemplos de onde, no Brasil, os trabalhos com o CAR estão mais avançados e onde os resultados são mais consistentes.

Para o agricultor Evandro Alves, 35, o curso trouxe conceitos que serviram para “abrir sua cabeça”. “Há muitas áreas degradas no Apuí. Há muito trabalho a ser feito aqui em nosso município”, disse. Evandro gerencia, junto com o pai, uma fazenda de 400 hectares cuja maior fonte de renda é o gado. “O CAR é um tema interessante, que abre horizontes e possibilidades para nós, como a questão da venda de carbono, por exemplo, algo que não pensávamos ser possível trabalhar daqui”, afirmou.

Informação útil e qualificada

Para o presidente do Sindisul, Carlos Roberto Koch, o curso foi muito “interessante”. “Acho que o mais importante foi que conseguimos informação útil e qualificada para passar ao produtor rural”, afirmou. Carlos Roberto elogiou bastante o trio de professores, dizendo que as aulas teóricas e práticas, assim como o vocabulário acessível dos professores, deixaram o curso mais dinâmico e interessante.

O analista de conservação do WWF-Brasil, Marcelo Cortez, contou que hoje a criação de espaços de discussão sobre o Cadastro Ambiental Rural é fundamental. “Os técnicos que participaram do curso serão como multiplicadores e vão levar as informações ao público final deste trabalho, que são os produtores rurais”, explicou.

Cortez disse ainda que, nos próximos anos, o CAR será um tema que deve ser muito explorado em Apuí. “Por isso, nossa ideia, neste momento, é apoiar e qualificar nossos parceiros locais, além de criar espaços para a difusão dos conceitos e objetivos do Cadastro”, afirmou.

O Curso de Capacitação em Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi o primeiro resultado de um plano de trabalho conjunto existente entre o WWF-Brasil e o Sindicato Rural do Sul do Amazonas, o Sindisul. A parceria, que deve durar inicialmente três meses, prevê a troca de informações e experiências sobre a produção rural sustentável na região.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional