Pular para o conteúdo
Geral

Variação de vírus que causa pneumonia pode ser transmitida entre humanos

É provável que uma nova variação do coronavírus (NCoV), causador da pneumonia, seja transmitida pelo contato próximo entre humanos, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS). O anúncio ocorre depois de o Ministério da Saúde da França ter confirmado um segundo caso de contaminação pelo vírus – provavelmente transmitido de um indivíduo a outro. Autoridades […]
Arquivo -

É provável que uma nova variação do coronavírus (NCoV), causador da pneumonia, seja transmitida pelo contato próximo entre humanos, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS). O anúncio ocorre depois de o Ministério da Saúde da França ter confirmado um segundo caso de contaminação pelo vírus – provavelmente transmitido de um indivíduo a outro.

Autoridades da Árabia Saudita afirmam que mais duas pessoas morreram por conta do mesmo vírus, que pode levar também à falência renal. A OMS expressou preocupação com alguns focos de casos do novo coronavírus e com seu potencial de proliferação.

Desde 2012, houve 33 casos confirmados na Europa e no Oriente Médio, com 18 mortes, segundo uma atualização recente da organização. Foram detectadas contaminações na Arábia Saudita e na Jordânia, que se espalharam para Alemanha, França e Reino Unido.

“A maior preocupação é com o fato de diferentes focos em diferentes países confirmarem a hipótese de transmissão de pessoa para pessoa em caso de contato próximo”, informou a OMS. “Esse padrão de transmissão entre indivíduos está limitada a alguns pequenos focos e, por enquanto, não há indícios de que o vírus tenha a capacidade de sustentar uma transmissão generalizada entre comunidades”, completou a entidade.

O segundo caso da doença na França é o de um homem de 50 anos, que dividiu um quarto de hospital com um homem de 65 anos que adoeceu do vírus após voltar de Dubai. “Os dois pacientes testaram positivo para o vírus”, disse o Ministério da Saúde. Ambos estão sendo tratados em uma área isolada de um hospital em Valenciennes, Norte da França.

A Arábia Saudita diz que, dos 24 casos do coronavírus diagnosticados no último ano no país, 15 resultaram em morte.

Na Grã-Bretanha, um paciente morreu em fevereiro depois que três membros de sua família foram infectados. Acredita-se que a família tenha sido contaminada durante uma viagem ao Oriente Médio e ao Paquistão.

O novo coronavírus é da mesma família de vírus que causou uma epidemia de síndrome respiratória aguda grave a partir da Ásia em 2003. Ainda assim, são vírus diferentes, ressalta a OMS.

O coronavírus causa infecções respiratórias em humanos e animais, mas ainda não se sabe se a nova versão é uma mutação ou se a infecção foi transmitida de animais para humanos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bolsa família

Beneficiários do Bolsa Família começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Governador de MS vai para Ásia em busca de parcerias comerciais

Homem em surto ameaça a própria mãe com faca e acaba baleado em MS

Golpistas usam foto de senadora de MS para aplicar golpes no WhatsApp: ‘denuncie’

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

‘Sonho realizado’: nutricionista que morreu em acidente comemorou a conquista da motocicleta em janeiro

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Testemunhas relataram à reportagem que a PM e a GCM foram acionadas para a unidade e encaminharam o homem para a delegacia

Famosos

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Jogadora de vôlei está gravida de 16 semanas de seu primeiro filho com Bruno Rosa

Trânsito

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

No veículo haviam duas crianças e dois adultos

Cotidiano

Ciclista de Campo Grande fica em 27º lugar em competição com 3 mil atletas

Ciclista João Rezek representou Campo Grande no L’Étape Rio de Janeiro