Nesta quarta-feira (28), o senador Delcídio do Amaral (PT) anunciou a disponibilização de motoniveladoras para diversas cidades de Mato Grosso do Sul, porém, ao contrário do que o parlamentar havia dito durante sua última visita à região, os municípios do Vale do foram excluídos, o que provocou indignação nos prefeitos, que contavam com o benefício.

Segundo a assessoria do senador, os municípios que receberão as máquinas entregues no mês de setembro são: Água Clara, Aparecida do Tabuado, Brasilândia, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do sul, Costa Rica, Coxim, Ladário, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde e Santa Rita do Pardo.

No mês de maio, as cidades de Batayporã, Novo Horizonte do Sul, Angélica e Taquarussu já haviam ficado de fora da entrega de máquinas viabilizadas através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), porém, Delcídio havia garantido que, todos os 79 municípios seriam contemplados nas próximas entregas, o que, até o momento, não ocorreu.

Em abril, para garantir a recuperação da malha viária do município, a Prefeitura de Batayporã chegou a locar maquinário em regime de urgência, por não contar com patrulha mecanizada suficiente para realização das manutenções necessárias. Frustrados por, mais uma vez, estarem excluídos da entrega de máquinas, prefeitos da região lamentam o fato. “Temos que confiar na providência de Deus, porque, se dependermos das iniciativas dos políticos, estamos perdidos”, disse um gestor, que preferiu não ter seu nome revelado.