União Europeia inclui Hezbollah na lista de organizações terroristas do bloco
Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia (UE) decidiram hoje (22) incluir o braço armado do grupo xiita libanês Hezbollah na lista de organizações terroristas do bloco, segundo fontes diplomáticas. Os chanceleres, reunidos em Bruxelas, reafirmaram, entretanto, a vontade de “continuar o diálogo” com todos os partidos políticos do Líbano, incluindo o Hezbollah, que […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia (UE) decidiram hoje (22) incluir o braço armado do grupo xiita libanês Hezbollah na lista de organizações terroristas do bloco, segundo fontes diplomáticas. Os chanceleres, reunidos em Bruxelas, reafirmaram, entretanto, a vontade de “continuar o diálogo” com todos os partidos políticos do Líbano, incluindo o Hezbollah, que desempenha papel de liderança no país.
“É bom que a UE tenha decidido chamar o Hezbollah pelo que a organização realmente é: uma organização terrorista”, disse, em comunicado, o ministro das Relações Exteriores da Holanda, Frans Timmermans. “Nós atingimos uma etapa importante hoje ao condenar o braço armado, congelando seus ativos, interrompendo seu financiamento e limitando sua capacidade de agir”, acrescentou o ministro.
A decisão dos ministros europeus foi motivada pela evidência de atos terroristas realizados pelo grupo em território europeu. O grupo é acusado pelo atentado que deixou sete mortos, cinco deles israelenses, na Bulgária, em julho de 2012.
O Hezbollah, ‘o partido de Deus’, foi criado por iniciativa dos Guardas da Revolução iranianos, depois da invasão de Israel ao Líbano, em 1982. O grupo tornou-se popular na comunidade xiita e é o principal a lutar contra a ocupação israelense.
Oficialmente, o Hezbollah não diferencia seu braço armado da sua frente política, já que se apresenta como um “partido da resistência” contra Israel, não tendo desarmado seus militantes depois da guerra civil (1975-1990), ao contrário de outras milícias libanesas. O partido tem 11 deputados, dos 128 que integram o Parlamento libanês, mas desempenha papel fundamental por meio dos seus aliados.
Notícias mais lidas agora
- Em alerta, Rio Taquari está 70 cm acima do nível normal e chuvas elevam risco de inundações em Coxim
- Branco de novo? Busca por ‘lookinhos’ para Réveillon se torna desafio em Campo Grande
- Operação Natal: mortes nas rodovias federais de MS reduziram 66% em comparação com o ano de 2023
- Criança de 10 anos morre depois de ser atropelada por motorista bêbado em MS
Últimas Notícias
Motorista de aplicativo procura a delegacia após verificar que seu CPF está sendo usado em cadastro no RJ
Às autoridades, o homem informou que nunca trabalhou como motorista fora de Campo Grande
Cidade do Natal: Sertanejo Max Henrique se apresenta na sexta-feira
A Cidade do Natal funciona diariamente, das 17h30 às 22h30, até o dia 31 de dezembro
Mulher tem app de mensagens instantâneas clonado e criminosos tentam dar “golpe do PIX” com seu número
O crime ocorreu no bairro Paulo Coelho Machado e foi registrado às 20h13
O palco da vida se despede: Velório de Ney Latorraca será no Theatro Municipal do RJ
Latorraca, de 80 anos, faleceu na quinta-feira (25) em decorrência de uma sepse pulmonar
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.