A emissora de TV Record foi condenada em primeira instância a pagar R$ 30 mil para Suzane Von Richthofen por filmá-la sem autorização dentro do Presídio de Tremembé. Suzane está presa desde novembro de 2002, quando foi condenada a 39 anos de prisão por participar da morte dos pais, Marísia e Manfred Albert von Richthofen.

A sentença foi dada na última segunda-feira (19) pelo juiz da 21ª Vara Cível de São Paulo, Danilo Mansano Barioni, e cabe recurso. Procurada, a TV Record disse que não vai se pronunciar sobre o assunto. Na decisão, o juiz concluiu que não havia interesse jornalístico na reportagem divulgada pela emissora em 21 de outubro de 2012, elaborada para lembrar os dez anos do crime, e que houve sensacionalismo.

Além disso, Barioni ressaltou que as imagens foram obtidas de forma clandestina. “Presos não são atrações para serem fotografados ou filmados, exibidos e comentados, ao menos não sem autorização expressa”, diz o juiz na decisão.

Com isso, a TV Record fica proibida de veicular imagens de Suzane dentro do presídio sem permissão e também de fazer suposições a respeito de amizades que a detenta tenha com outras presas. À época, a TV Record noticiou que Suzane e Anna Carolina Jatobá –condenada pela morte da enteada, a Isabella Nardoni– eram amigas no presídio.

Em outubro, uma liminar concedida pelo mesmo juiz já proibia a emissora de exibir as imagens.