Pular para o conteúdo
Geral

TV Brasil Pantanal conta a história de Tostão e Guarany no Arquivo Musical

A trajetória da dupla sertaneja Tostão e Guarany, que fez história em Mato Grosso do Sul, será contada nesta quarta-feira, 27 de novembro, às nove da noite na TV Brasil Pantanal. Esta é a nona edição do programa Arquivo Musical, que continua falando dos personagens que movimentaram a cena musical de MS e que ainda […]
Arquivo -

A trajetória da dupla sertaneja Tostão e Guarany, que fez história em Mato Grosso do Sul, será contada nesta quarta-feira, 27 de novembro, às nove da noite na TV Brasil Pantanal. Esta é a nona edição do programa Arquivo Musical, que continua falando dos personagens que movimentaram a cena musical de MS e que ainda continuam influenciando a nova safra de cantores sertanejos.

Adir Antonio Boniatti, o Tostão, é gaúcho de Erechim. Ele veio com a família para , onde seu pai comprou o Turis Hotel. Começou a cantar e tocar por influência do Aurélio Miranda, com quem formou a dupla “Cruzeiro e Tostão”. Gravaram seu 1° LP em 1978, na Califórnia, com incentivo da Delinha e financiados pelo pai do Tostão que também era dono de um circo onde se apresentavam.

Com o sucesso, chamaram um acordeonista (João Silvestre da Silva) e criaram o trio “Cruzeiro, Tostão e Centavo” em 1979. Foram vencedores do 1° Festão da TV Morena e gravaram um LP pela Chantecler. Com a vinda do acordeonista Orlei, o trio passou a chamar “Cruzeiro, Tostão e Guarany”, e venceram o 2° Festão com a música “Fogo Humano”. O trio acabou em 1982 e aí surgiu a dupla “Tostão e Guarany”.

“O Aurélio foi meu professor. A gente estava começando e o Aurélio foi participar de um concurso do programa do Bolinha em . Isso era por volta de 1978”, conta Tostão em um dos trechos do livro Os Pioneiros, do jornalista Rodrigo Teixeira.

Guarany

Evânio Vargas Padilha, o Guarany, é campograndense e começou a cantar influenciado pelo tio Chero. Com ele fazia a dupla “Chero e Cherinho”. Cantou em dupla com Celsinho, Lígia Mourão e em 1982 conheceu o Tostão e nasceu a dupla “Tostão e Guarany”. Até hoje é uma das duplas de maior sucesso no Estado com inúmeros sucessos como “Flor da Fronteira” e 1 compacto, 1 LP, 1 CD e 1 DVD gravados.

“Várias pessoas me ajudaram. Primeiro o meu tio Chero. O primo da minha mãe, o Guaxe, que me colocou uma sanfona na mão. O Zacarias, a Lígia, essa família. O Valfrido Rodrigues, que é um padrinho meu, que me deu essa sanfona 80”, relata Guarany a Rodrigo Teixeira. Segundo ele, o sonho era ganhar um acordeon melhor. “Eu queria tocar as músicas, só que não tinha tecla. Faltava em cima e em baixo. E ele me deu esse acordeon que comecei a desenvolver. Começamos a fazer show.”

Serviço

O Arquivo Musical com a dupla Tostão e Guarany vai ao ar na próxima quarta-feira, 27 de novembro, às nove da noite, pela TV Brasil Pantanal, canal 4 da TV aberta e 15 da Net. A reapresentação acontece no domingo, 1º de dezembro, à uma da tarde.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Leilão do Detran tem Ford Ranger com lance inicial de R$ 20 mil

bruno henrique

Bruno Henrique é denunciado pelo STJD por manipulação e pode ser suspenso por até dois anos

Coronel David convoca apoiadores da direita para buzinaço neste domingo

Campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos começa na próxima segunda

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘De pé e sem cautela’

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

Governo autorizará estados a comprar alimentos afetados por tarifaço

Últimas Notícias

Cotidiano

Sábado será de tempo firme e máxima deve alcançar os 35ºC em MS

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) ressalta que os níveis de umidade relativa do ar devem variar entre 15% e 35%

Sem Categoria

Homem é preso em Dourados após invadir frigorífico com barra de ferro

Acusado se recusou a fornecer dados pessoais e se identificou como ‘justiceiro’

Sérgio Cruz - O dia na história

1866 – Soldados paraguaios deixam Nioaque de volta a Assunção

Após ocupar a vila por quase dois anos, o exército de Solano Lopes abandona-a

Brasil

VÍDEO: Advogado é enviado pela OAB-MT para acompanhar operação e acaba preso

Foi designado pela OAB-MT para acompanhar o andamento da operação quando foi preso