TST nega indenização a empregado que era obrigado a andar de cueca
O TST (Tribunal Superior do Trabalho) absolveu a BRF – Brasil Foods S/A do pagamento de indenização por danos morais a um empregado que era obrigado a trocar de roupa e transitar no vestiário, apenas de cuecas, na companhia de colegas. O empregado exercia a função de operador de caldeira e afirmou, na reclamação trabalhista, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O TST (Tribunal Superior do Trabalho) absolveu a BRF – Brasil Foods S/A do pagamento de indenização por danos morais a um empregado que era obrigado a trocar de roupa e transitar no vestiário, apenas de cuecas, na companhia de colegas.
O empregado exercia a função de operador de caldeira e afirmou, na reclamação trabalhista, que todos os dias era obrigado a retirar a roupa e andar, apenas de cueca, por um corredor de seis metros junto com outros 100 colegas movimentando-se “ombro a ombro” para depois colocar o uniforme. Na saída fazia o inverso.
O TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 4ª Região (RS) considerou que o procedimento da empresa violava os direitos de personalidade do trabalhador e fixou indenização por dano moral em R$ 5 mil.
No recurso, a Brasil Foods alegou não ter praticado qualquer ato ilícito quanto à troca de uniforme e que seguiu as determinações legais e as previstas na Norma Regulamentadora nº 24 do Ministério do Trabalho e Emprego, referentes às condições sanitárias de conforto nos locais de trabalho.
Segundo o TST, não houve ato ilícito no procedimento da empresa, uma vez que a conduta empresarial visava atender às normas de higiene previstas pelo Ministério da Agricultura.
O relator, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, citou em seu voto alguns fatos relatados na inspeção judicial, como o espaço físico destinado apenas aos homens e a inexistência de reclamação de outros empregados e concluiu que a troca de roupa e o deslocamento em traje íntimo até a colocação do uniforme não configura, por si só, ato lesivo à intimidade e à honra do trabalhador.
Notícias mais lidas agora
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
- Idoso morre após se engasgar com pedaço de carne no Centenário em Campo Grande
- Fotógrafo fez vítima olhar fotos com ‘reações’ a abuso sexual em estúdio de Campo Grande
- ‘Destruiu minha família’, diz filha de Belquis, morta há um ano em acidente no Centro de Campo Grande
Últimas Notícias
Empresas de MS poderão destinar parte do Imposto de Renda a fundos de apoio a crianças, adolescentes e idosos
Projeto de Lei Complementar, protocolado pelo deputado estadual Pedro Pedrossian Neto (PSD), estipula que empresas que gozem de benefício ou incentivo fiscal façam a destinação de parte do IR
UFMS arrecada brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade em quatro municípios
A campanha de arrecadação acontecerá em Campo Grande, Aquidauana, Nova Andradina e Pantanal
Processo seletivo em Laguna Carapã tem oferta de 36 vagas com salários de até R$ 2,7 mil
Inscrições gratuitas devem ser feitas presencialmente na Secretaria de Educação nos dias 11 e 12 de dezembro
Pacientes recebem visita de cães terapêuticos do Corpo de Bombeiros no Humap
Também estava presente um carrinho elétrico de bombeiro e o Homem-Aranha
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.