A Toshiba pode expandir a capacidade de produção do seu chip de memória flash NAND apenas um ano após uma situação de excesso de oferta e uma queda nos preços que levou a fabricante japonesa a reduzir a produção em 30 por cento.

Com as unidades de produção de chips da Toshiba agora funcionando em plena capacidade, a empresa pode gastar uma parte do aumento de 38 por cento em orçamento (Capex) deste ano na ampliação de uma fábrica, o novo presidente da empresa, Hisao Tanaka, disse em uma entrevista.

O aumento de capacidade significaria que a Toshiba está confiante de que a demanda por chips, que são usados em smartphones como o iPhone, da Apple, permanecerá forte o suficiente para a empresa evitar o excesso de estoques que sofreu em 2012.

“Em relação a novos investimentos, nós estamos olhando para Fab-5, apesar de não termos tomado decisões oficiais ainda”, disse Tanaka, referindo-se à quinta unidade NAND da Toshiba em Yokkaichi, no oeste do Japão.

Os preços globais de chips NAND, que são usados em smartphones e cartões de memória, já subiram em 2013, enquanto um yen mais fraco deu à Toshiba uma outra vantagem sobre rivais como a coreana Samsung.