Tombini: inflação continuará sob controle no médio prazo
O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, voltou a dizer que a inflação está sob controle e continuará no médio prazo. “Não estamos lidando só com a inflação dos próximos três meses, essa vai vir pra baixo. Trabalhamos para consolidar uma inflação mais baixa para o próximo ano”, afirmou após ser indagado por parlamentares na […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, voltou a dizer que a inflação está sob controle e continuará no médio prazo. “Não estamos lidando só com a inflação dos próximos três meses, essa vai vir pra baixo. Trabalhamos para consolidar uma inflação mais baixa para o próximo ano”, afirmou após ser indagado por parlamentares na Comissão Mista do Orçamento no Congresso Nacional.
Segundo ele, o País precisa entrar 2014 e 2015 com uma inflação mais “comportada”. “Olhamos para um horizonte mais largo, de 12 a 24 meses”, acrescentou. Ele destacou que autoridade monetária trabalha com a meta de 4,5% para a inflação e não possui uma política para permitir que a inflação fique no teto de 6,5%. “O nosso objetivo certamente é o centro da meta. Teto é teto. O teto da meta serve para acomodar choques”, respondeu.
Tombini citou as projeções de mercado na última pesquisa Focus, de 5,8% para 2013 e para 2014, mas lembrou que o cenário de referência do BC no último relatório trimestral de inflação previu uma alta de preços de 5,7% este ano. “Projeções do último relatório de inflação são as que estão valendo”, afirmou.
Desonerações
Sobre as desonerações tributárias adotadas pelo governo, Tombini avaliou que ajudaram na recuperação da economia. Segundo ele, já houve uma recuperação no primeiro trimestre, depois de algum movimento de alta no final do ano passado. “A economia foi evoluindo ao longo do ano passado”, disse.
Notícias mais lidas agora
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Últimas Notícias
Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Famosa nas redes sociais, mulher faz cirurgias na cadeira de dentista já deixou várias clientes com sequelas em MS
Uma a cada cinco pessoas no Brasil mora de aluguel
Pessoas que vivem sozinhas ocupam maioria dos domicílios alugados
Campo Grande institui selo que incentiva proteção e bem-estar animal em condomínios
Para obter o selo, os condomínios devem atender aos critérios de segurança, higiene, lazer e adoção responsável de animais
Crack e R$ 35 mil: Polícia fecha ‘boca de fumo’ em Eldorado e prende três
Na casa ainda tinha materiais para preparo da droga, quatro aparelhos celulares e caderno com anotações
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.