Pular para o conteúdo
Geral

Simulador do Exército ajudará a proteger ambiente virtual no país

O Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (Ccomgex) apresentou nesta terça-feira o primeiro simulador brasileiro de operações cibernéticas (Simoc). O software será utilizado para treinamento dos militares responsáveis pela proteção do ambiente virtual do Brasil. O país tem sido cada vez mais alvo de ataques virtuais. De acordo com estatística do Centro de […]
Arquivo -

O Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (Ccomgex) apresentou nesta terça-feira o primeiro simulador brasileiro de operações cibernéticas (Simoc). O software será utilizado para treinamento dos militares responsáveis pela proteção do ambiente virtual do Brasil.

O país tem sido cada vez mais alvo de ataques virtuais. De acordo com estatística do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br), o total de ocorrências aumentou 16,5%, para 466 mil, em 2012. Entre essas ocorrências estão invasões de sites e fraudes. Em 2011 vários sites do Executivo e do Legislativo federal foram retirados do ar por hackers.

Entre as ameaças digitais que o país sofre também estão as de ativistas virtuais e a guerra cibernética. Como exemplo, o diretor de negócios da Decatron, Bruno Melo, citou o ataque às centrífugas de urânio no Irã, ocorrido em 2010, que danificou o equipamento sem que os técnicos que controlavam os reatores percebessem o que acontecia.

O software apresentado nesta terça-feira pelo Exército foi desenvolvido pela Decatron, empresa brasileira de tecnologia da informação, ao custo de R$ 5 milhões, e terá uso tanto militar quanto civil, segundo a empresa. “Atualmente os crimes cibernéticos movimentam mais dinheiro do que o tráfico internacional de drogas”, disse o diretor de negócios da Decatron, Bruno Melo.

A Decatron levou um ano para a produção do programa e contratou 30 especialistas em Tecnologias da Informação (TI), de várias universidades e institutos de pesquisa. Mesmo assim, o Exército já deverá definir até março nova licitação para modernizar o software.

Segundo o general Santos Guerra, comandante do Ccomgex, foram analisados produtos semelhantes da França, Itália e Israel para desenvolver o similar nacional.

O software será utilizado na capacitação de servidores militares e civis no Exército e no Ccomgex. Além disso, estará “disponível para uso de outros órgãos, como universidades, mas com certas exigências, porque é necessário analisar o perfil do servidor que será treinado”, explicou o general.

Santos Guerra acredita que o simulador dará mais qualidade aos cursos de capacitação, que já acontecem no local desde 2010, por onde passaram cerca de 300 militares das Forças Armadas, além de funcionários públicos civis.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

FALA POVO: alunos da Orquestra Jovem do Sesc Lageado apresentam músicas clássicas

Objeto lançado na rede elétrica deixou diversos bairros de Campo Grande no escuro

Fátima Bernardes diz não ter conselhos para sucessor do Jornal Nacional: ‘experientes’

Novas drogas circulam no Brasil; uma delas 25 vezes mais forte que fentanil

Notícias mais lidas agora

terenos contas

Em 5 anos, Câmara de Terenos só votou contas do prefeito uma vez; TCE-MS reprovou todas

Onde foram parar as lan houses? Empreendimento ainda tem ‘pé’ no passado, mas se reinventou

Idade média dos ônibus supera em mais de 3 anos limite exigido em contrato, acusa CPI

Ação no Bioparque Pantanal

‘Dia D da Empregabilidade’ ofertará mais de 200 vagas exclusivas para PCDs; confira

Últimas Notícias

Cotidiano

Empresas podem monitorar o home office? Entenda polêmica que gerou mil demissões no Itaú

As demissões ocorreram devido à ‘baixa aderência ao home office’, identificada a partir do monitoramento das máquinas corporativas

Esportes

Destaque do wrestling, Thamires Machado é flagrada no antidoping e fica fora do Mundial

Exame foi realizado durante o Ranking Series de Budapeste, no qual a brasileira conquistou a medalha de ouro

Esportes

Hugo Calderano despacha alemão e avança à semifinal do WTT Champions de Macau

Semifinal está programada para madrugada deste domingo (14)

Brasil

Ministério da saúde cria comitês para monitorar implantação de terapia para ame no SUS

Brasil está entre os seis países do mundo que oferecem esse tipo de tratamento no sistema público