Pular para o conteúdo
Geral

Sesau reúne servidores e traça novas estratégias para combater a dengue

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) reuniu na manhã desta terça-feira (22), na S.S.C.H. (Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária), líderes comunitários e conselheiros de saúde para apresentar os últimos números da dengue em Campo Grande. Até o fim da tarde de ontem, 9.646 casos haviam sido notificados. Mais do que todo o ano de 2012 […]
Arquivo -

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) reuniu na manhã desta terça-feira (22), na S.S.C.H. (Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária), líderes comunitários e conselheiros de saúde para apresentar os últimos números da dengue em . Até o fim da tarde de ontem, 9.646 casos haviam sido notificados. Mais do que todo o ano de 2012 – 8.040 casos.

A situação é grave e preocupa as autoridades que têm se mobilizado para enfrentar a epidemia que pode vir a ser a maior que a cidade já passou. Segundo as estimativas da secretaria, janeiro deve fechar com mais de 15 mil casos notificados. Em 2007, quando a Capital passou pela pior epidemia, até então, foram registrados 12.192 casos no mesmo período.

A secretaria alertou que apenas em janeiro deste ano, duas pessoas podem ter morrido vítimas da dengue. Os casos não estão confirmados, mas a investigação está aberta. De janeiro a dezembro de 2012, três pessoas morreram vítimas da doença.

Neste necessário, cuidados com a limpeza, com o acumulo de água são mais que primordiais. Pois, apenas combatendo o foco do mosquito é possível evitar a proliferação.

Alcides Ferreira, coordenador municipal de Controle de Vetores do CCZ (Centro de Controle de Zoonoze) explica que as ações individuais são indispensáveis para combater a doença. “Cada um tem que cuidar da limpeza da sua calha, da caixa dágua, observar se está bem fechada, das plantas, de todos os lugares que pode ter acúmulo de água e tornar-se depósito de ovos para o mosquito”, explicou.

Combate

Para combater a doença, a prefeitura já borrifou mais de 7.635 quarteirões em Campo Grande. Além disso, conseguiu alvará na Justiça para poder abrir imóveis fechados ou abandonados e fazer a limpeza. Ontem, na primeira casa aberta foi encontrado focos do mosquito.

A prefeitura realizou no último domingo (20) concurso para agente de combate a endemias e agente comunitário de saúde, foram cerca de 100 vagas disponibilizadas para convocação imediata.

Falta de ação

O secretário de saúde, Ivandro Fonseca, ressaltou o trabalho das equipes de saúde da prefeitura e disse que os servidores são os verdadeiros heróis do combate à dengue. “Nós temos presenciado, diariamente, a luta dos servidores públicos municipais para minimizar essa problemática – verdadeiros heróis”, pontuou.

Ivandro mostrou-se revoltado com a falta de ação do governo anterior e disse que entre janeiro e abril do ano passado já havia sinalização do que seria enfrentado este ano. Segundo ele, faltou ação da administração passada para combater o problema. “Não foram feitas ações preventivas. No ano passado, o limiar endêmico – média dos últimos dez anos – indicava um aumento de 50% de infestação. E nada foi feito para evitar a situação que vivemos hoje”, lamentou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prefeita sanciona corte de gastos que deve viabilizar asfalto para 24 bairros de Campo Grande

Com show de Marcos e Belutti, 18º Festival do Sobá promete música e gastronomia em Campo Grande

Família procura ONG para labrador que ficou cego ao tentar defender PM e neto de tiros

Defensoria consegue interditar clínica após jovem de 16 anos morrer e pede indenização de R$ 500 mil

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Ministério Público investiga condições de transporte escolar em Dois Irmãos do Buriti

Últimas Notícias

Polícia

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Os policiais conseguiram prender a dupla suspeita em flagrante

Polícia

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Policiais estavam realizando rondas e flagraram a ação criminosa

Política

Indústria e agronegócio têm reunião com Alckmin para discutir tarifaço de Trump

Setores devem definir estratégias de negociação e reversão das tarifas de 50% impostas pelo presidente dos Estados Unidos

MidiaMAIS

Escola de samba Igrejinha comemora 50 anos em noite de gala no Teatro Aracy Balabanian

Noite de homenagens será realizada nesta terça-feira (15), em Campo Grande