Pular para o conteúdo
Geral

Sesau promove enfrentamento contra a hanseníase a partir de quinta

Todas as unidades básicas de saúde (UBS) e unidades básicas de saúde da família (UBSF) irão realizar ações contínuas de combate, controle e enfrentamento da doença. E durante o período de 24 a 31 de janeiro de 2013, as unidades de saúde intensificarão as ações de busca de casos e conscientização. A população pode procurar […]
Arquivo -

Todas as unidades básicas de saúde (UBS) e unidades básicas de saúde da família (UBSF) irão realizar ações contínuas de combate, controle e enfrentamento da doença. E durante o período de 24 a 31 de janeiro de 2013, as unidades de saúde intensificarão as ações de busca de casos e conscientização. A população pode procurar atendimento na unidade que estiver com uma faixa em frente ao posto falando sobre a Hanseníase.

No próximo domingo (27) a Secretaria Municipal de Saúde Pública de promove o dia de combate à hanseníase com o objetivo de divulgar à população os sinais e sintomas da doença com distribuição de panfletos, realização de palestras educativas, busca ativa de casos, diagnóstico e tratamento a fim de proporcionar diagnóstico precoce e assim diminuir as seqüelas incapacitantes da doença.

No ano de 2012 foram notificados 119 casos novos da doença, com índice de cura de 77,9%. Já no ano de 2011 foram notificados 140 casos novos, com índice de cura de 87,9%. O Ministério da Saúde preconiza índice de cura de 90%. Nos dois anos, o índice não foi alcançado, isso se dá ao fato de muitas pessoas abandonarem o tratamento devido à duração de seis a doze meses, podendo ser prolongado por mais um ano com dose diária. “O paciente tem uma melhora e deixa de tomar o medicamento mesmo ele sendo disponibilizado em toda rede de saúde pública de forma gratuita”, informou a técnica do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, Vanessa Coelho de Aquino B. Ferraz.

A doença

A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, causada pelo Mycobacterium leprae, atinge pele e nervos. . É considerada como uma das doenças mais antigas que acometem o homem com referências de 600 a. C. Também conhecida como lepra, termo em desuso no Brasil.

Os principais sinais e sintomas são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam, mas tem formigamento e dormência, com diminuição ou ausência de sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque. “É importante que ao perceber alguns destes sinais e sintomas, o paciente procure o serviço de saúde mais próximo de sua casa para exame da pele e nervos” informou a Coordenadora Municipal de Vigilância Epidemiológica, Erci Harumi Hirota.

A transmissão acontece quando o bacilo é eliminado pela pessoa doente durante a fala, espirro ou tosse. Por isso a importância do exame de todas as pessoas que moram ou convivem com o doente, que são chamados de contatos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jovem morre na Santa Casa 10 dias após acidente com caminhão em Campo Grande

Presidiário é flagrado com maconha escondida nas nádegas em penitenciária de Dourados

Ala do PRTB se mobiliza nos bastidores para convidar o deputado Eduardo Bolsonaro a se filiar

1801 – Forte de Coimbra sob forte ataque de forças espanholas

Notícias mais lidas agora

João Resende, do Consórcio Guaicurus, foi indiciado por repasse de R$ 32 milhões a ‘empresa-irmã’

Promotor do MPMS denunciado por ‘amolecer’ investigação contra prefeito estica inquérito por mais um ano

Atingidos a tiros por dupla em moto, um fica ferido e outro em estado grave na Nhanhá

publicação blindar voto votos

[ BASTIDORES ] Parlamentares tentaram se ‘blindar’ sobre votos

Últimas Notícias

Famosos

Bernardinho vai às lágrimas com morte da mãe durante jogo da Seleção

Bernardinho recebeu a notícia da morte da mãe horas antes de entrar em quadra com a Seleção Brasileira nas Filipinas

Cotidiano

Quinta-feira será de tempo seco e quente em Mato Grosso do Sul

Máxima deve alcançar os 39°C ao longo do dia

Polícia

Sequestrador do empresário ‘Mazzaropi’ é preso 22 anos depois em assentamento de MS

‘Milkshake’ estava foragido

Esportes

Onde assistir: Flamengo e São Paulo entram em campo pelas quartas da Libertadores

Brasileiros fecham os jogos de ida em busca de vaga nas semifinais