Pular para o conteúdo
Geral

Sesau promove enfrentamento contra a hanseníase a partir de quinta

Todas as unidades básicas de saúde (UBS) e unidades básicas de saúde da família (UBSF) irão realizar ações contínuas de combate, controle e enfrentamento da doença. E durante o período de 24 a 31 de janeiro de 2013, as unidades de saúde intensificarão as ações de busca de casos e conscientização. A população pode procurar […]
Arquivo -

Todas as unidades básicas de saúde (UBS) e unidades básicas de saúde da família (UBSF) irão realizar ações contínuas de combate, controle e enfrentamento da doença. E durante o período de 24 a 31 de janeiro de 2013, as unidades de saúde intensificarão as ações de busca de casos e conscientização. A população pode procurar atendimento na unidade que estiver com uma faixa em frente ao posto falando sobre a Hanseníase.

No próximo domingo (27) a Secretaria Municipal de Saúde Pública de promove o dia de combate à hanseníase com o objetivo de divulgar à população os sinais e sintomas da doença com distribuição de panfletos, realização de palestras educativas, busca ativa de casos, diagnóstico e tratamento a fim de proporcionar diagnóstico precoce e assim diminuir as seqüelas incapacitantes da doença.

No ano de 2012 foram notificados 119 casos novos da doença, com índice de cura de 77,9%. Já no ano de 2011 foram notificados 140 casos novos, com índice de cura de 87,9%. O Ministério da Saúde preconiza índice de cura de 90%. Nos dois anos, o índice não foi alcançado, isso se dá ao fato de muitas pessoas abandonarem o tratamento devido à duração de seis a doze meses, podendo ser prolongado por mais um ano com dose diária. “O paciente tem uma melhora e deixa de tomar o medicamento mesmo ele sendo disponibilizado em toda rede de saúde pública de forma gratuita”, informou a técnica do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, Vanessa Coelho de Aquino B. Ferraz.

A doença

A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, causada pelo Mycobacterium leprae, atinge pele e nervos. . É considerada como uma das doenças mais antigas que acometem o homem com referências de 600 a. C. Também conhecida como lepra, termo em desuso no Brasil.

Os principais sinais e sintomas são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam, mas tem formigamento e dormência, com diminuição ou ausência de sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque. “É importante que ao perceber alguns destes sinais e sintomas, o paciente procure o serviço de saúde mais próximo de sua casa para exame da pele e nervos” informou a Coordenadora Municipal de Vigilância Epidemiológica, Erci Harumi Hirota.

A transmissão acontece quando o bacilo é eliminado pela pessoa doente durante a fala, espirro ou tosse. Por isso a importância do exame de todas as pessoas que moram ou convivem com o doente, que são chamados de contatos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira