Sesau oferece testagem rápida de HIV e sífilis nesta quinta-feira no Camelódromo

Para ampliar e aproximar a população dos serviços de saúde, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), realiza nesta quinta-feira (12) testes rápidos de detecção de HIV e sífilis, no Camelódromo. A ação faz parte das atividades realizadas em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Para ampliar e aproximar a população dos serviços de saúde, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), realiza nesta quinta-feira (12) testes rápidos de detecção de HIV e sífilis, no Camelódromo. A ação faz parte das atividades realizadas em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado no dia 1º de dezembro. A ação acontecerá no 2° piso do centro de compras, das 8h às 15h.

Este ano, o Dia Mundial de Luta Contra a Aids tem como slogan “Para viver melhor, é preciso saber”. A campanha enfatiza e incentiva, com base na nova política nacional de DST/Aids, o diagnóstico precoce do vírus HIV como uma estratégia que ajuda as pessoas a viverem com mais qualidade, além de indicar o tratamento gratuito como um direito garantido pelo Sistema Único de Saúde.

Serão disponibilizados 400 testes, sendo 200 de HIV e 200 de sífilis. Como forma de organizar melhor o atendimento, os técnicos da Sesau distribuirão senhas a quem procurar pelo serviço. Também serão disponibilizados insumos de prevenção (preservativos masculino e feminino), bem como materiais informativos sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Testes

Os processos para a realização dos testes rápidos são: acolhimento, aconselhamento pré-teste, coleta do material, execução do exame e aconselhamento pós-teste, com a entrega do resultado bem como orientações para que o paciente mantenha hábitos de vida saudável. Os resultados dos testes ficam prontos em 20 minutos. Com as demais etapas de realização, o atendimento dura em média 40 minutos.

Ações como a que será realizada nessa quinta-feira (12) são de suma importância. De acordo com o Boletim Epidemiológico DST/Aids, estima-se que em Campo Grande cerca de nove mil pessoas estejam vivendo com o HIV e não sabem. O teste tem caráter sigiloso. Apenas o paciente fica sabendo do resultado.

Serviço: Mais informações sobre os serviços prestados podem ser obtidas pelo telefone 3314-3050, no Programa Municipal de DST/Aids.