Sejusp avalia ações e apresenta recursos para região fronteiriça em Ponta Porã

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) realiza nesta sexta-feira (17), às 15h , na Câmara Municipal, reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGIFRON), pólo Ponta Porã. O encontro, presidido pelo secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, e que contará com a presença da vice-governadora, Simone Tebet, visa avaliar as […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) realiza nesta sexta-feira (17), às 15h , na Câmara Municipal, reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGIFRON), pólo Ponta Porã. O encontro, presidido pelo secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, e que contará com a presença da vice-governadora, Simone Tebet, visa avaliar as ações desenvolvidas pelo colegiado.

Na reunião, o secretário também apresentará os investimentos na Segurança Pública da região fronteiriça, que ultrapassam os R$ 40 milhões destinados à aplicação das ações previstas do Plano Estratégico de Fronteiras (Enafron). São investimentos que incluem, além de reaparelhamento das instituições policiais, a instalação de videomonitoramento de vias públicas para as cidades de Ponta Porã, Amambai, Coronel Sapucaia, Dourados, Mundo Novo e Naviraí.

De acordo com Jacini, os Gabinetes estaduais melhoram a articulação entre polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, guardas municipais, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Forças Armadas, além de outras instituições da justiça e segurança do Estado. “A integração e a cooperação propiciadas pelo GGIFRON, por meio dos quatro polos instalados estrategicamente nas cidades de Corumbá, Ponta Porã, Naviraí e Jardim, têm ampliado de forma sistemática a capacidade de atuação dos órgãos policiais, garantindo maior eficácia da atuação da segurança na fronteira. Prova disso são os excelentes resultados das nove operações já realizadas”, ressalta o secretário.

Uma das principais competências do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira, segundo o secretário executivo do órgão, coronel Valter Godoy Rojas, é promover a integração entre os órgãos da justiça criminal e defesa social no combate ao crime organizado e ao tráfico ilícito de entorpecentes. “Por meio de muito trabalho e esforço coletivo estamos atingindo este objetivo. Inclusive a Polícia do Paraguai, que irá participar do encontro, vem marcando presença em nossas operações policiais, contribuindo significativamente com o combate aos crimes na linha de fronteira”, disse.

Participam do encontro autoridades do Executivo municipal de Antônio João, Aral Moreira, Laguna Carapã e Ponta Porã. Integrantes das policiais Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Coordenadoria Geral de Perícias, Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário, Superintendência de Assistência Socioeducativa. Integrantes das Forças Armadas, Força Nacional Poder Judiciário, Ministério Público, Receita Federal, Defensoria Pública e membros da Polícia Nacional do Paraguai.

Enafron

O Plano Estratégico de Fronteiras foi instituído em 2011, por meio de parceria entre os Ministérios da Justiça, da Defesa e da Fazenda. A Enafron gerencia as ações do Plano no âmbito da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e acompanha a execução de convênios de segurança financiados com verbas federais, fortalecendo ações ostensivas das polícias militares, de investigação das polícias civis e de perícia. Além de aumentar o aporte de recursos para reaparelhamento das unidades, a Senasp tem articulado atores governamentais das três esferas de governo no sentido de incentivar a implementação de políticas públicas de segurança e uniformizar as ações. (Com informações NoticiasMS)

Conteúdos relacionados