Pular para o conteúdo
Geral

São Paulo desafia Cruzeiro e risco de vice-lanterna com jogo a mais

O São Paulo não vence há nove jogos e acaba de perder o título da Recopa Sul-americana para o Corinthians, porém nada é tão ruim que não possa piorar. O time enfrenta o Cruzeiro às 18h30 (de Brasília) deste sábado, no Morumbi, podendo entrar na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Pior do que isso? […]
Arquivo -

O não vence há nove jogos e acaba de perder o título da Recopa Sul-americana para o Corinthians, porém nada é tão ruim que não possa piorar. O time enfrenta o Cruzeiro às 18h30 (de ) deste sábado, no Morumbi, podendo entrar na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Pior do que isso? Pode terminar o fim de semana na vice-lanterna.

Com um jogo a mais do que a maioria, a equipe de Paulo Autuori já é a penúltima colocada por pontos perdidos – soma oito e entra nesta rodada em 14º -, mas tem o risco de ser ultrapassada, de fato, por cinco concorrentes na parte de baixo da tabela. Já o Cruzeiro, com 12 pontos, almeja mais do que o quarto lugar.

Para enfrentar o adversário melhor colocado, o São Paulo precisa lidar com seus problemas internos. Após o vice-campeonato da Recopa, o goleiro Rogério Ceni e o diretor de futebol, Adalberto Baptista, trocaram declarações polêmicas. O capitão disse que o clube parou no tempo. Como resposta, ouviu que tem estado de cabeça quente, dentre outros motivos, por não estar inteiro física e, consequentemente, tecnicamente.

A par da crise fora de campo, Autuori tenta consertar seu time dentro de campo. O que o atrapalha é o tempo escasso. O treinador tem tentado ajeitar tudo na base da conversa, até porque, mais uma vez, a escalação não será repetida. O volante Wellington, expulso na rodada passada, está fora. Por outro lado, o meia Jadson se livrou das dores no tornozelo. O lateral esquerdo Clemente Rodríguez, suspenso na rodada passada do Brasileiro e também na Recopa, é outro que volta.

“Não tem esse negócio de que pior não pode ficar. Estamos em uma situação em que não gostaríamos de estar e que temos que mostrar que não merecemos estar. Não podemos tapar os olhos. A desconfiança e a fala sobre rebaixamento é uma situação natural. As pessoas têm visto a tendência dos últimos jogos. O importante é parar isso”, diz Autuori.

Essa fase ruim dos paulistas, no entanto, não ilude o técnico Marcelo Oliveira, que sabe que o Cruzeiro terá muitas dificuldades atuando no Morumbi. O treinador celeste afirma que, se seu time entrar em campo sem motivação e sem tentar impor o ritmo de jogo, pode acabar perdendo pontos importantes no Brasileiro. O objetivo é seguir brigando na parte de cima.

“Sempre tem que ter muito respeito com o São Paulo, pela tradição, pela camisa, pelo elenco que tem. O comando novo acaba motivando e criando novas perspectivas. Nós vamos ter que ir bastante fortes para São Paulo para buscar o resultado que nos interessa que vai nos manter no grupo dos quatro primeiros. Isto é fundamental e vamos nos mobilizar neste sentido”, declarou.

Apesar de cobrar respeito ao adversário, o técnico cruzeirense sabe que o momento é o ideal para quebrar um tabu de nove anos sem vencer o São Paulo. A última vitória foi no Brasileirão de 2004 (2 a 1, no Mineirão). Na era dos pontos corridos, o time mineiro duelou contra os paulistas em 20 oportunidades, com 11 derrotas, sete empates e apenas duas vitórias.

Para melhorar esse retrospecto, o Cruzeiro voltará a ter time completo, depois de poupar os titulares na Copa do Brasil. A principal novidade será o meia-atacante Ricardo Goulart, que passa a ocupar a vaga de Diego Souza, negociado com os ucranianos do Metalist. O atacante Luan retorna de suspensão e vai formar o setor ofensivo com o jovem Vinicius Araújo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Falta de medicamentos no SUS pode ser informada à ouvidoria da Prefeitura; saiba como

China e UE concordam em suspender totalmente restrições a intercâmbios bidirecionais

“Não é o momento de politizar a relação comercial”, diz Vaz sobre frigoríficos de MS romperem com Trump

Inglaterra: dois homens são condenados a mais de 4 anos de prisão por derrubar árvore famosa

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

O que se sabe sobre tiroteio que deixou dois criminosos mortos na fronteira do Paraguai com MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Após repercussão, familiares de paciente internado em estado grave procuram Santa Casa

Homem estava internado desde o dia 22 de junho, em estado grave e sem identificação

Cotidiano

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato fala em normalização do mercado em poucos dias

O sindicato aponta esperança em estratégias comerciais e concorda com os produtores sobre um impacto limitado na taxação de Trump

Brasil

Quem é o prefeito suspeito de matar policial a tiros no Maranhão?

João Vitor Xavier confessou que foi autor dos disparos que atingiram o policial

Política

“Grupo está mais preocupado em defender seus interesses políticos”, diz Vander sobre suspensão de envio de carnes de MS aos EUA

Deputado federal afirma que presidente Lula tenta abrir mercado de exportação desde 2023