Rota Norte se destaca com suas “Estâncias Turísticas”

Com recursos de R$ 300 mil do Ministério do Turismo, o governo do Estado confeccionou o “Catálogo das Regiões Turísticas”, agrupando os 79 municípios de Mato Grosso do Sul com características turísticas em 10 regiões, evidenciando suas potencialidades e belezas naturais. Entre elas está a região identificada como Rota Norte. A Rota Norte é a […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Com recursos de R$ 300 mil do Ministério do Turismo, o governo do Estado confeccionou o “Catálogo das Regiões Turísticas”, agrupando os 79 municípios de Mato Grosso do Sul com características turísticas em 10 regiões, evidenciando suas potencialidades e belezas naturais. Entre elas está a região identificada como Rota Norte.

A Rota Norte é a maior das regiões que agrega 11 municípios, sendo eles: Bandeirantes, Camapuã, São Gabriel do Oeste, Rio Verde, Coxim, Pedro Gomes, Sonora, Figueirão, Alcinópolis, Costa Rica e Paraíso das Águas.

O município de Alcinópolis, por exemplo, é formado por mais de 30 sítios arqueológicos. A Rota dos Sítios é caracterizada como a maior concentração de sítios arqueológicos do Estado que deu o título à cidade como “Capital Estadual da Arte Rupestre”. Além do patrimônio cultural o turista pode vislumbrar a fauna de várias espécies.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Turismo do município, Elisberto Rezende, Alcinópolis é a rota que tem demonstrado grande potencial pela satisfação dos turistas que têm a oportunidade de conhecer as inscrições rupestres que datam de dois mil a mais de 12 mil anos, que refletem sobre a ocupação do homem nas Américas.

A cidade tem como os principais pontos turísticos a exuberância de suas serras: o Monumento Natural Municipal Serra do Bom Jardim, a Serra do Bom Sucesso e a Serra do Barro Branco. Dos sítios, somente três estão sendo trabalhados no roteiro que é Gruta do Barro Branco (foto acima), Gruta do Pitoco (foto abaixo) e em especial o maior sítio arqueológico de Mato Grosso do Sul que é o “Templo dos Pilares”.

O secretário Elisberto Rezende participou também nesta segunda-feira (20) em Campo Grande do 1º Encontro de Gestores Públicos Municipais de Turismo de MS. “O Encontro para mim foi uma demonstração de companheirismo com o governo do Estado, onde a Fundtur está propondo a retomada das atividades, com os atuais e novos gestores para assim, alavancar o desenvolvimento de nosso potencial turístico, o que é fundamental para programar ações regionalizadas, tanto com investimento em infra-estrutura, quer sob a ótica administrativa”, disse.

O evento foi realizado pelo governo do Estado, através da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), que teve como objetivo fornecer aos novos gestores públicos, técnicos e profissionais do setor informações sobre programas e ações estaduais e nacionais que amparam a gestão municipal, como a “Política Estadual de Turismo” e o “Plano de Marketing – O Brasil recebe a todos. Mato Grosso do Sul quer você.”

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados