Robert Scheidt conquistou a medalha de prata na tradicional Semana de Vela de Kiel, nesta quarta-feira, na Alemanha. O velejador brasileiro terminou a Medal Race, última e decisiva regata da competição na classe Laser, com a segunda colocação. Assim, ele ficou com a mesma pontuação do alemão Philipp Buhl, que levou vantagem no critério de desempate, por ter vencido a única disputa do dia, e faturou o título.

Em Kiel, os seis primeiros colocados foram para a disputa da Medal Race carregando apenas a pontuação referente à sua posição até então na competição. Vice-líder, Scheidt entrou na briga somando dois pontos perdidos. Enquanto isso, Buhl, como terceiro colocado, tinha três pontos perdidos. No final, ambos terminaram com os mesmos quatro pontos perdidos, mas o alemão ficou na frente e conquistou o bicampeonato.

“Eu tinha totais chances de vencer, pelo desempenho que tive durante todo o campeonato, mas esse novo formato acabou me atrapalhando. A Medal Race valia 50% da competição, é um peso muito grande para uma única regata. E, na verdade, eu e o sueco (Jesper Stalheim, que ficou com o bronze) fomos superiores ao longo do torneio”, disse Scheidt. “De qualquer forma, todos já sabíamos que seria assim. E o Philipp Buhl velejou muito bem, hoje (quarta-feira), e mereceu a vitória. Ele está de parabéns.”

No total, Scheidt somou quatro vitórias e chegou entre os três primeiros colocados em outras cinco das 13 regatas disputadas. “O saldo é muito positivo, tanto pela maneira de velejar como pela minha forma física. Fiz uma única regata ruim, de todas as que velejei. Saio daqui muito feliz, e pronto para as próximas competições”, avaliou o brasileiro, que é tricampeão da Semana de Kiel (em 1999, 2000 e 2004).

Desde que voltou à Laser em setembro, de olho na disputa da Olimpíada do Rio em 2016, Scheidt tem colecionado grandes resultados na classe em que já tinha anteriormente, até 2004, 10 títulos mundiais e três medalhas olímpicas (prata em Sydney/2000 e ouro em Atlanta/1996 e em Atenas/2004). Nos últimos meses, foi campeão brasileiro, do Campeonato Italiano e da Laser Europa Cup além do vice na Semana Olímpica Francesa.