Cerca de 340 mil declarações de renda são esperadas pela Receita Federal de . Esses são os contribuintes que têm renda tributável, e vão ter que se acertar com o leão neste ano.

O número de contribuintes obrigados a declarar renda neste ano aumentou 3,75% em relação a 2012, quando 327.705 pessoas mandaram os dados para o fisco. A delegacia da Receita Federal regional entende que o aumento reflete o crescimento econômico do Estado.

Neste ano, o programa da Receita estará disponível para download no dia 25 de fevereiro. Já a transmissão dos dados ficará aberta entre os dias 1º de março e 30 de abril. “Não há a menor possibilidade de prorrogação do prazo”, frisou Flávio Barros Cunha, delegado da Receita Federal de Campo Grande, durante coletiva na tarde desta terça-feira (19).

A maioria dos contribuintes que deverá declarar a renda se enquadra na faixa que recebe acima de R$ 24.556,65. Porém, existem outras formas de se enquadrar no acerto com o leão (confira os dados no site da Receita, http://www.receita.fazenda.gov.br).

Quem não enviar os dados, através da internet, até o último dia útil de abril fica sujeito a multa de, no mínimo, R$ 165,74.

De acordo com Cunha, não há maiores novidades na declaração do imposto de renda deste ano, apenas alguns detalhes modificados, como a possibilidade de importação dos dados de recebimentos e pagamentos do ano anterior.