Pular para o conteúdo
Geral

Quinteto Haendel e do violonista Paulo Arguelo se apresentam no Som da Concha

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul leva ao palco da Concha Acústica Helena Meirellles neste domingo (26) a música instrumental do Quinteto Haendel e do violonista Paulo Arguelo. As apresentações começam às 18 horas, no Parque das Nações Indígenas. A entrada, como sempre, é franca. Primeira atração da noite, o Quinteto Haendel […]
Arquivo -

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul leva ao palco da Concha Acústica Helena Meirellles neste domingo (26) a música instrumental do Quinteto Haendel e do violonista Paulo Arguelo. As apresentações começam às 18 horas, no Parque das Nações Indígenas. A entrada, como sempre, é franca.

Primeira atração da noite, o Quinteto Haendel é um grupo de câmara formado por instrumentos de metal. É composto por Marcos Xavier e Daniel da Silva (trompetes); Alvani Calheiros Valerio Silva (trompa); Marcos Gomes da Silva (trombone) e Leandro Camargo de Abreu (tuba). Foi criado em 20 de março de 1994, em , fruto da própria necessidade de um grupo com essa formação.

Devido a sua riqueza harmônica o Quinteto Haendel possui um repertório eclético, que vai da música medieval à contemporânea, englobando todos os estilos, passando também pela música regional, enaltecendo a rica e diversificada cultura sul-mato-grossense com seus estilos e tendências.

Desenvolve apresentações especiais em escolas e universidades de Campo Grande, abordando de forma didática os períodos e influências musicais de acordo com sua época e estilo, ajudando a popularizar a música de concerto. Também participa de projetos da Fundação Barbosa Rodrigues e da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, onde leva a música e sua história a crianças e jovens.

Subsidiado pelo Fundo de Investimentos Culturais do governo do Estado (FIC-MS), o Quinteto Haendel gravou em 2009 seu primeiro álbum, materializando a síntese de 15 anos de atuação.

O violonista Paulo Arguelo, que se apresenta em seguida, tem 21 anos e começou a carreira ainda criança, ao trocar a bicicleta por aulas de música com seu pai e professor, Sérgio Arguelo, que o acompanha até hoje. Começou como tecladista aos 7 anos e aos 11 como cantor mirim de bailes. Com a irmã mais nova se apresentou em dupla nos diversos programas de TV e rádio de Campo Grande.

Paulo sempre teve um fascínio por musica instrumental, principalmente o Chamamé, a Polca Paraguaia e por outro instrumento: o violão. A mudança de instrumento ocorreu gradativamente, mas de forma rápida pela pequena mas importante bagagem adquirida nas teclas.

O músico tem como forte influência o violão correntino, o violão paraguaio, brasileiro e espanhol. Tem como inspirações músicos como Almir Sater, que levou a musica do pantanal para todo Brasil e Marcelo Loureiro, pioneiro no reconhecimento de violonistas do Mato Grosso do Sul na América Latina e um grande virtuose.

Em 2010 se apresentou no projeto CenaSom da Fundação de Cultura, em 2011 foi convidado para o 1º Festival do Chamamé de Mato Grosso do Sul e no mesmo ano fez o show de abertura do grande músico Almir Sater na cidade de . Seu canal de vídeos no site Youtube já possui mais de 55 mil visualizações, o que o levou a ser conhecido inclusive na Argentina e no Paraguai.

A apresentação do violonista Paulo Arguelo no Som da Concha mostrará um pouco da tradição da música instrumental regional com influências argentinas e paraguaias. O repertório conta com chamamés como Mercedita (Ramon Sixto Rios), polcas como Pájaro Campana (Motivo Popular), além de uma mistura inusitada de Luzeiro, do excelente violeiro Almir Sater, tocada no violão.

Som da Concha – O projeto conta com o apoio da Fundação Manoel de Barros, TV Brasil Pantanal e 104 FM Rádio MS e prevê apresentações de shows musicais em domingos alternados.

Serviço: A Concha Acústica Helena Meirelles fica no Parque das Nações Indígenas, na Rua Antonio Maria Coelho, 6000. Mais informações pelo telefone (67) 3314-2031. A entrada para os shows é franca.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ciclista de Campo Grande fica em 27º lugar em competição com 3 mil atletas

bolsa família

Beneficiários do Bolsa Família começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Governador de MS vai para Ásia em busca de parcerias comerciais

Homem em surto ameaça a própria mãe com faca e acaba baleado em MS

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Golpistas usam foto de senadora de MS para aplicar golpes no WhatsApp: ‘denuncie’

Últimas Notícias

Polícia

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

A mãe do adolescente confirmou que o marido agredia o filho

Polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Testemunhas relataram à reportagem que a PM e a GCM foram acionadas para a unidade e encaminharam o homem para a delegacia

Famosos

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Jogadora de vôlei está gravida de 16 semanas de seu primeiro filho com Bruno Rosa

Trânsito

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

No veículo haviam duas crianças e dois adultos