Pular para o conteúdo
Geral

Quilombolas e indígenas participam de projeto do pacto de enfrentamento a violência contra a mulher

Dezenove mulheres das comunidades negras rurais quilombolas de Mato Grosso do Sul começam neste domingo (7), a partir das 7h30, no Hotel do Lago, na Capital, uma oficina de capacitação referente ao projeto “Implementação de ações de consolidação do Pacto Nacional pelo Enfrentamento da Violência contra a Mulher”. O evento está sendo realizado pelo governo […]
Arquivo -

Dezenove mulheres das comunidades negras rurais quilombolas de Mato Grosso do Sul começam neste domingo (7), a partir das 7h30, no Hotel do Lago, na Capital, uma oficina de capacitação referente ao projeto “Implementação de ações de consolidação do Pacto Nacional pelo Enfrentamento da Violência contra a Mulher”. O evento está sendo realizado pelo governo do Estado, por meio da Subsecretaria da Mulher e da Promoção da Cidadania.

O encontro com as quilombolas do Estado, que vai até a próxima quarta-feira (9), tem por objetivo capacitar mulheres rurais promovendo a sensibilização, bem como a qualificação destas nas especificidades da violência contra as mulheres e a Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.

Participam da capacitação 19 mulheres das comunidades quilombolas dos municípios de (Comunidade Família Ozório), de Nioaque (Comunidade Família Araújo Ribeiro, Família Romano Martins da Conceição e Família Bulhoes), de Dourados (Comunidade Picadinha), de Terenos (Comunidade Família dos Pretos), de Rio Brilhante (Comunidade Família Jarcem), de Maracaju (Comunidade Família Colônia São Miguel), de Bonito (Comunidade Água do Rio ), de Corguinho (Comunidade de Furnas da Boa Sorte), de Jaraguari (Comunidade Furnas do Dionísio) e de Pedro Gomes (Comunidade Família Quintino).

Segundo Antônio Borges dos Santos, secretário geral da coordenação estadual das Comunidades Negras Rurais Quilombolas de Mato Grosso do Sul (Conerq/MS), atualmente doze destas mulheres quilombolas ocupam o cargo de presidentes na coordenação das comunidades negras do Estado. “Até pouco tempo elas não podiam assumir cargo de direção nas comunidades. É pela primeira vez que elas participam de um evento como este, de capacitação sobre a violência contra as mulheres. É de suma importância para todas elas a realização deste encontro do governo estadual”, disse Borges.

Mulheres indígenas

Nos dias 9, 10, 11 e 12 de julho o evento será realizado para as mulheres indígenas do Estado, no mesmo local. O encontro terá a participação de mais de 50 indígenas.

“Esse trabalho vem justamente fortalecer o compromisso [da implementação de ações de consolidação do Pacto Nacional pelo Enfrentamento da Violência contra a Mulher] entre o governo federal, estadual e municipal. As mulheres ficam três dias no local de capacitação, participando de palestras e das rodas de conversas sobre o assunto”, informou a subsecretária da Mulher e da Promoção da Cidadania, Elza Maria Verlangieri Loschi (Tai Loschi), da Secretaria Estadual de Governo (Segov).

De acordo com a programação, durante as oficinas serão discutidas temáticas sobre Direitos Humanos e Políticas Públicas, Tráfico de Mulheres, Rede de atendimento às mulheres, Práticas de atendimento às mulheres em situação de violência e sobre a Lei Maria da Penha. E ainda, a partir das 20 horas haverá uma roda de conversa, com relatos e vivências dos trabalhos de intermódulos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher de 67 anos ateou fogo em lixo e causou incêndio na Serra da Bodoquena, diz PMA

Luto! Famosos se despedem de Robert Redford com últimas homenagens; veja

Defesa Civil de Dourados alerta para ondas de calor e tempestades na Primavera

passageira onibus

VÍDEO: Passageira briga por assento em ônibus e agride estudante no Zé Pereira em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

maicon nogueira cpi vereador

CPI do Consórcio: com voto separado, Maicon pede intervenção na concessão dos ônibus na Capital

Advogados acusam JBS de coação e dizem que MPMS foi omisso por mau cheiro no Nova Campo Grande

‘Recebeu propina’, rebate promotora sobre servidor condenado por corrupção em Sidrolândia

Mutirão Todos em Ação

De RG a corte de cabelo, mutirão leva 300 serviços gratuitos ao Noroeste

Últimas Notícias

Trânsito

Chuva provoca aquaplanagem de van na BR-163 entre Campo Grande e Anhanduí

Devido ao acidente, houve desvio de tráfego no trecho, no entanto, o fluxo voltou ao normal cerca de duas horas depois

Transparência

Com mais de R$ 136 milhões do fundo de segurança em conta, prioridade da Sejusp será compra de viaturas

Repasse é feito na modalidade fundo a fundo, transferindo os recursos diretamente ao caixa da secretaria

Famosos

‘Quem gosta de novinho, fica no ninho’: aos 89, Carlos Alberto sensualiza e deixa fãs babando com foto de sunga

"Dando surra em muito garotão!" e "Está com a pele melhor que a minha" foram algumas reações sobre a foto de Carlos Alberto sem camisa

Política

Três empresas são credenciadas para reforma no plenário da Alems

As empresas são: Teto Consultora S.A, Porto Belo Ltda e Politecnica Poligil