Publicidade móvel global cresce 83% e chega a US$ 8,9 bilhões
Apesar do crescimento do mercado de smartphones ter abrandado em alguns mercados desenvolvidos, os serviços relacionados a dispositivos móveis continuam crescendo, e isso tem um impacto direto sobre o crescimento da publicidade móvel. Globalmente, o mercado de publicidade móvel atingiu US$ 8,9 bilhões em 2012 – um aumento de quase 83% em relação ao ano […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Apesar do crescimento do mercado de smartphones ter abrandado em alguns mercados desenvolvidos, os serviços relacionados a dispositivos móveis continuam crescendo, e isso tem um impacto direto sobre o crescimento da publicidade móvel. Globalmente, o mercado de publicidade móvel atingiu US$ 8,9 bilhões em 2012 – um aumento de quase 83% em relação ao ano anterior.
Em termos de distribuição geográfica, o maior crescimento continua a ser visto nos locais onde o uso da Internet móvel é mais forte: as receitas de publicidade móvel nos Estados Unidos aumentaram 111% e na Europa Ocidental 91%. Os dados são de um recente levantamento feito em parceria pelo IAB USA, IAB Europa e IHS.
O estudo aponta ainda que a América Latina representa apenas 0,6% da receita total proveniente de publicidade móvel, enquanto a Ásia engloba 40,2% seguida de perto pela América do Norte, com 39,8%. A Europa Oriental surge com 16,9% da participação no mercado, quase dez vezes mais que a Europa Central, com 1,3%. Completa a lista o Oriente Médio e a África, que juntos somam 1,2%.
Para Rodrigo Prates, diretor de Owned e Shared Media da Today, primeira agência pós-digital de comunicação no Brasil, o alto crescimento se deve especialmente pela forte disseminação tecnológica dos últimos doze meses. “Os inúmeros lançamentos de aparelhos mais modernos contribuíram para o crescimento. Com maior velocidade no telefone, aumenta também o tráfego de dados, e, consequentemente, a importância da internet móvel”, analisa o diretor. “Nos próximos anos devemos ter uma maior participação na América Latina, principalmente no Brasil, com a consolidação da tecnologia 4G e os incentivos fiscais do governo para compra de telefones”, conclui.
Disputa entre plataformas
O relatório de publicidade móvel “State of the Mobile Advertising”, da Opera Mediaworks, apontou que iPhones e Androids estão em uma disputa acirrada pelo maior número de impressões de anúncios, mas o smartphone da Apple continua sendo o vencedor no quesito receita.
O iPhone gera 36,4% das receitas de publicidade móvel – comparada aos 27,8% do Android – e o iOS é claramente o líder geral, com 43,8% das impressões servidas em aparelhos Apple. No entanto, o domínio da Samsung do mercado Android (58,5%) a torna uma forte concorrente.
“Olhando para um ano atrás, quando lançamos o primeiro relatório Estado da Publicidade Móvel, observamos um crescimento inédito no investimento e valor das campanhas de publicidade móvel em todos os aparelhos e regiões”, diz Mahi de Silva, CEO da Opera Mediaworks. “Ainda que o iOS permaneça na liderança, estamos vendo o crescimento de novas categorias, novas regiões emergentes e o surgimento de novas tecnologias. O volume total de impressões da Opera Mediaworks aumentou 43% comparado ao ano anterior, e os números só vão crescer conforme chegamos ao final de 2013”.
Notícias mais lidas agora
- Médica conta em julgamento que mãe não olhou para Sophia ao saber da morte e questiona reação
- Psicólogo constatou que mãe de Sophia teria Síndrome de Estocolmo após três sessões com a ré
- Ainda dá tempo: Negociação desconto do Refis termina na próxima sexta-feira
- Operação prende ladrões de shopping que roubaram R$ 600 mil de joalheria de Campo Grande
Últimas Notícias
Judiciário implementa sistema Painel de Autocorreição em MS
O sistema também indica se as metas estão sendo cumpridas
Funtrab disponibiliza 1.062 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta
1.062 vagas de emprego nesta quinta
Senado retira de pauta projeto que legalizaria bingos e cassinos
Depois de parlamentares discursarem de forma contrária ao requerimento de urgência
Vitória e Grêmio empatam em duelo direto na busca por vaga na Sul-Americana
Pela 37ª e penúltima rodada do Brasileirão
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.