Pular para o conteúdo
Geral

Publicidade móvel global cresce 83% e chega a US$ 8,9 bilhões

Apesar do crescimento do mercado de smartphones ter abrandado em alguns mercados desenvolvidos, os serviços relacionados a dispositivos móveis continuam crescendo, e isso tem um impacto direto sobre o crescimento da publicidade móvel. Globalmente, o mercado de publicidade móvel atingiu US$ 8,9 bilhões em 2012 – um aumento de quase 83% em relação ao ano […]
Arquivo -

Apesar do crescimento do mercado de smartphones ter abrandado em alguns mercados desenvolvidos, os serviços relacionados a dispositivos móveis continuam crescendo, e isso tem um impacto direto sobre o crescimento da publicidade móvel. Globalmente, o mercado de publicidade móvel atingiu US$ 8,9 bilhões em 2012 – um aumento de quase 83% em relação ao ano anterior.

Em termos de distribuição geográfica, o maior crescimento continua a ser visto nos locais onde o uso da Internet móvel é mais forte: as receitas de publicidade móvel nos Estados Unidos aumentaram 111% e na Europa Ocidental 91%. Os dados são de um recente levantamento feito em parceria pelo IAB USA, IAB Europa e IHS.

O estudo aponta ainda que a América Latina representa apenas 0,6% da receita total proveniente de publicidade móvel, enquanto a Ásia engloba 40,2% seguida de perto pela América do Norte, com 39,8%. A Europa Oriental surge com 16,9% da participação no mercado, quase dez vezes mais que a Europa Central, com 1,3%. Completa a lista o Oriente Médio e a África, que juntos somam 1,2%.

Para Rodrigo Prates, diretor de Owned e Shared Media da Today, primeira agência pós-digital de comunicação no Brasil, o alto crescimento se deve especialmente pela forte disseminação tecnológica dos últimos doze meses. “Os inúmeros lançamentos de aparelhos mais modernos contribuíram para o crescimento. Com maior velocidade no telefone, aumenta também o tráfego de dados, e, consequentemente, a importância da internet móvel”, analisa o diretor. “Nos próximos anos devemos ter uma maior participação na América Latina, principalmente no Brasil, com a consolidação da tecnologia 4G e os incentivos fiscais do governo para compra de telefones”, conclui.

Disputa entre plataformas

O relatório de publicidade móvel “State of the Mobile Advertising”, da Opera Mediaworks, apontou que iPhones e Androids estão em uma disputa acirrada pelo maior número de impressões de anúncios, mas o smartphone da Apple continua sendo o vencedor no quesito receita.

O iPhone gera 36,4% das receitas de publicidade móvel – comparada aos 27,8% do Android – e o iOS é claramente o líder geral, com 43,8% das impressões servidas em aparelhos Apple. No entanto, o domínio da Samsung do mercado Android (58,5%) a torna uma forte concorrente.

“Olhando para um ano atrás, quando lançamos o primeiro relatório Estado da Publicidade Móvel, observamos um crescimento inédito no investimento e valor das campanhas de publicidade móvel em todos os aparelhos e regiões”, diz Mahi de Silva, CEO da Opera Mediaworks. “Ainda que o iOS permaneça na liderança, estamos vendo o crescimento de novas categorias, novas regiões emergentes e o surgimento de novas tecnologias. O volume total de impressões da Opera Mediaworks aumentou 43% comparado ao ano anterior, e os números só vão crescer conforme chegamos ao final de 2013”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

O que se sabe sobre tiroteio que deixou dois criminosos mortos na fronteira do Paraguai com MS

Juíza demitida ao estufar métricas de produção alega dificuldade por ser mãe de criança com TEA

Correios analisaram descontos de mais de 2 milhões de beneficiários do INSS

Câmeras identificam homem armado no centro de Campo Grande e GCM prende suspeito

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

Empretec: Sebrae abre nova turma de curso destinado a quem quer ser empreendedor

Últimas Notícias

Cotidiano

Falta de medicamentos no SUS pode ser informada à ouvidoria da Prefeitura; saiba como

Unidade de saúde da capital registrou falta de 10 medicamentos usados para tratamento de saúde mental

Sem Categoria

China e UE concordam em suspender totalmente restrições a intercâmbios bidirecionais

Países afirmaram que "nas circunstâncias atuais" é preciso aprimorar a cooperação

Política

“Não é o momento de politizar a relação comercial”, diz Vaz sobre frigoríficos de MS romperem com Trump

Deputado Antônio Vaz disse que vaidade política levou a atual situação

Mundo

Inglaterra: dois homens são condenados a mais de 4 anos de prisão por derrubar árvore famosa

Essa foi a primeira vez que a Justiça do Reino Unido condenou alguém por derrubar ilegalmente uma árvore