O vai lançar no próximo mês uma série de seminários em comemoração aos dez anos do partido no poder. O objetivo é escrever uma narrativa sobre as realizações dos governos de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e da presidente Dilma Rousseff.

A avaliação, segundo o secretário de Organização da legenda, Paulo Frateschi, é que ainda não há um reconhecimento das conquistas das administrações petistas, especialmente pelos grandes grupos de comunicação, que seriam hoje o principal foco de oposição ao governo.

O primeiro encontro será realizado em 22 de fevereiro, em São Paulo, com a presença de Lula e Dilma, e abrirá o projeto “Os 10 anos do governo democrático popular”, que terá seminários também no Rio de Janeiro e em pelo menos duas cidades de cada região do país.

Os eventos estão sendo organizados pelo PT nacional, pelo Instituto Lula e pela Fundação Perseu Abramo, que lançarão dois livros, um de fotos e outro de artigos, organizado pelo sociólogo Emir Sader.

“Números não nos faltam. O que falta é entrar no debate”, afirmou Frateschi, presente na reunião da corrente majoritária do PT, a CNB, que deve anunciar o nome para concorrer à presidência do partido em novembro. A tendência é que seja apoiada a reedição da chapa da última eleição para a recondução do atual presidente Rui Falcão, da corrente Novo Rumo.