Projeto de Vander cobra transparência no reajuste de tarifas de serviço público
Mais transparência nos serviços públicos. Com esse objetivo, o deputado federal Vander Loubet (PT-MS) apresentou na Câmara o Projeto de Lei (PL) 5929/2013 para determinar a divulgação de informações que instruam análise de reajuste ou revisão de tarifas de serviço público. A proposta altera a Lei 8.987, de 13 de fevereiro de 1995 – que […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mais transparência nos serviços públicos. Com esse objetivo, o deputado federal Vander Loubet (PT-MS) apresentou na Câmara o Projeto de Lei (PL) 5929/2013 para determinar a divulgação de informações que instruam análise de reajuste ou revisão de tarifas de serviço público. A proposta altera a Lei 8.987, de 13 de fevereiro de 1995 – que dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos previsto no artigo 175 da Constituição Federal – e a Lei 9.472, de 16 de julho de 1997 – que trata da organização dos serviços de telecomunicações nos termos da Emenda Constitucional 8, de 1995.
De acordo com o deputado sul-mato-grossense, não é de hoje que os reajustes de tarifas dos transportes urbanos são decididos pelas autoridades municipais ou estaduais sem que seja dada aos usuários a oportunidade de participação no processo. Em alguns casos, sabe-se bem, a tarifa é reajustada mediante entendimento direto entre o governo e os empresários, o que pode levar à prática de corrupção. Além do transporte coletivo, os serviços de telecomunicações (telefonia fixa e celular e TV por assinatura) também sofrem de falta de tranparência.
“As recentes manifestações em dezenas de cidades brasileiras mostraram que a população não está mais disposta a aceitar passivamente reajustes tarifários sem que haja um prévio processo de discussão, aberto à participação dos usuários. Para tanto, é indispensável que o poder público divulgue os dados operacionais e de custos levados em conta no processo de reajuste”, afirmou Vander.
Mais um passo – Para o deputado Vander Loubet, a Câmara Federal já deu um primeiro passo ao aprovar o PL 3546/2012, que garante o acesso público a dados e informações empregados na revisão de tarifas de transporte coletivo urbano. No entanto, segundo ele, o projeto se limitou a alterar dispositivos da Lei 12.587, de 3 de janeiro de 2012, que institui diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.
“Minha proposta é para que possamos dar mais um passo no âmbito da transparência das tarifas públicas, já que no projeto do deputado Ivan Valente [PSOL-SP] não foram alcançados os processos de reajuste tarifário dos demais serviços públicos explorados em regime de concessão ou permissão. O ideal é que qualquer serviço público obrigatoriamente tenha que divulgar as informações que fundamentem o reajuste tarifário, permitindo ao usuário avaliar sua razoabilidade e, se for o caso, se manifestar a respeito”, defendeu o parlamentar.
Notícias mais lidas agora
- Acidente envolvendo ônibus com 50 passageiros paraguaios deixa nove feridos no Paraná
- Trio que morreu em acidente na BR-163 em MS tinha entre 67 e 89 anos
- Banco de dados com 201 DNAs de familiares em MS ajuda a colocar fim na busca por desaparecidos
- Deam investiga 7 registros de vítimas de motociclistas assediadores em Campo Grande
Últimas Notícias
Funtrab disponibiliza 3.982 vagas de emprego em Campo Grande nesta terça
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 da manhã às 17h30.
Vinte mil aposentados já compraram passagens pelo Programa Voa Brasil
As viagens foram feitas para 77 cidades
Policiais penais pedem saída de diretor da Agepen e continuam com mobilizações
Não aceitaram proposta do Governo do Estado e continuam com as mobilizações
“Ninguém é intocável”, diz Soraya Thronicke sobre desembargadores afastados em MS
No total, o STJ afastou cinco desembargadores e um conselheiro do TCE e determinou o uso de tornozeleira eletrônica
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.