A Fundação de Cultura do governo do Estado (FCMS) em parceria com UCDB, realiza atividades lúdicas com alunos do Centro Educacional Carrossel no dia 05 de abril, às 8h da manhã na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim. O projeto irá homenagear o Dia Internacional e Nacional do Livro Infantil, datas comemoradas nos dias 2 e 18 respectivamente.

O projeto de extensão Almanaque é interdisciplinar e incentiva a leitura e a escrita de crianças e jovens por meio de atividades pedagógicas e lúdicas com a participação de 12 acadêmicos de vários cursos de graduação da UCDB. Além disso, realiza visitas às escolas das redes pública, privada e instituições de Campo Grande.

Nesses ambientes os extensionistas desenvolvem atividades diversas como jogos, brincadeiras, teatro, música e promove momentos de leitura e interpretação de textos, a partir da leitura de histórias em quadrinhos, histórias curtas, lendas e contos pertinentes à temática explorada a cada encontro.

Para Angela Catonio, coordenadora do Projeto o intuito é de garantir a consciência de mundo e cidadania, “Levamos livros e gibis a grande parte de crianças e adolescentes que não possuem acesso à leitura em outro lugar, pois não dispõem de recursos financeiros”. A intenção é transformar o momento de leitura em aprendizagem para vida, além de garantir a liberdade necessária para que sejam crianças por excelência, brincantes, e que a leitura seja por prazer e não por imposição.

Neste ano, o Projeto Almanaque, com a finalidade de despertar a consciência à preservação do meio ambiente, irá trabalhar o tema “Natureza preservada, alegria plantada”. O objetivo dessa temática é fortalecer valores e atitudes de educação ambiental e incentivar atitudes saudáveis de forma a cuidar dos recursos naturais, promovendo o desenvolvimento sustentável.

Serviço: A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim fica no segundo andar do Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17:30 horas. No local estão disponíveis a sociedade cerca de 42.000 títulos para empréstimo e/ou consulta, sendo que nos últimos 4 meses a biblioteca vem disponibilizando a comunidade novas obras adquiridas recentemente, vale a pena conferir. Para se associar à Biblioteca Pública Estadual, é necessário um comprovante de residência, uma foto 3×4, um documento de identidade. Mais informações nos telefones: 3316-9161 e (67) 3316-9177.