O Programa Saúde em Ação estará neste sábado (26) no Parque Jacques da Luz, no bairro Moreninha III (rua Barreiras, esquina com a rua Copaíba), para as atividades do mutirão de combate à dengue. Os trabalhos começam às 8h com o lançamento pelo prefeito Alcides Bernal (PP) da Equipe Móvel do Programa e das atividades do Plano de Ação de Enfrentamento da Dengue com a participação dos Conselheiros de Saúde e lideranças comunitárias. O Programa Saúde em Ação teve início no dia 5 de janeiro com ações pontuais e rotineiras para combater o avanço da dengue.

Nas Moreninhas, o prefeito Alcides Bernal irá até à Unidade Básica de Saúde Dr Judson Ribas, na Moreninha II (Rua Anacá, s/n) e no Centro Regional de Saúde Dr. Marcílio de Oliveira Lima na Moreninha III (rua Guarabú da Serra, s/n). Nestas unidades de saúde, o chefe do executivo municipal estará conversando com técnicos e administrativo, pacientes e profissionais da área médica. Em seguida, na programação do prefeito Alcides Bernal, está prevista a ida até a Maternidade Vó Honória Martins – Hospital da Mulher (rua Guarabú da Serra, s/n).

Equipe Móvel

A Equipe Móvel de Saúde vai atuar com oito médicos que, com um veículo disponível, poderão ser deslocados para as unidades que estiverem com alta demanda desafogando o atendimento. De acordo com o coordenador do Programa Saúde em Ação, Victor Rocha Pires Oliveira a partir do conhecimento de que uma unidade de saúde está com movimento alto de pacientes, a unidade móvel – com um ou mais médicos – se dirige para essa unidade. “Com esse planejamento vamos desafogar a unidade, diminuindo as filas, oferecendo um atendimento de maior qualidade e dando melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde”, salientou o coordenador.

Outra ação a ser lançada pelo prefeito Alcides Bernal consiste no Plano de Ação de Enfrentamento da Dengue direcionado aos Conselheiros de Saúde e líderes comunitários em uma grande mobilização social. “São pessoas que estão diretamente em contato com os moradores nos bairros e são importantes no processo de sensibilização”, disse o coordenador, referindo-se às ações de combate aos focos do mosquito, Aedes aegypti, transmissor da dengue. Os Conselheiros de Saúde que representam a sociedade civil organizada, como associações de moradores e ONGs, além do poder público têm a função de fiscalizar, acompanhar os serviços em saúde e deliberar as necessidades da comunidade.

Paralelo aos trabalhos do Programa Saúde em Ação, durante todo o sábado, a Fundac (Fundação Municipal de Cultura) estará no Parque Jacques da Luz com atividades recreativas e de lazer para a população.

A programação conta com a presença das duplas “Pedro e Angelo”, “Fabiano e Graziel”, malabares, Arthur Felipe, mágico Tabajara, Grupo “Gaita D’ouro”, Juliano Barreto, Teatro de Bonecos, Capoeira e Bombatuke.

Ação de limpeza e orientação aos moradores

Como parte do Programa Saúde em Ação, os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate a endemias estarão nas regiões urbanas do Centro, Prosa, Anhanduizinho, Imbirussu e Bandeira para atividades de campo, com limpeza de terrenos, controle mecânico de focos do mosquito (retirando lixo e recipientes que acumulam água da chuva) e ações de orientação com panfletos aos moradores. Os trabalhos nos bairros, Mata do Jacinto, Guanandi e na região das Moreninhas vão contar com o apoio de seis caminhões e três pás carregadeiras.

Cronograma de atividades de campo nos dias 26 e 27 (sábado e domingo) no período das 7 horas às 13 horas:

Anhanduizinho – Bairro Guanandi

Bandeira – Bairros das Moreninhas

Centro – Bairro Amambaí

Imbirussu – Bairro Nova Campo Grande

Prosa – Bairro Mata do Jacinto