Uma procissão que seguirá de para Corumbá, no domingo, 17 de fevereiro, vai abrir oficialmente a Campanha da Fraternidade na região. “Às 17 horas, na paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Ladário, estaremos dando início à missa. Depois sairemos em procissão rumo a Corumbá, ao Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora. Todos os anos, realizamos essa celebração para darmos início à divulgação das atividades da Campanha da Fraternidade. Neste ano, o tema é ‘Fraternidade e Juventude'. O intuito desse tempo é complexo, é para refletirmos sobre a fraternidade juvenil, os problemas que os jovens enfrentam e que cada vez mais sejam acolhidos nas comunidades em geral”, disse o bispo diocesano de Corumbá, Dom Martinez Álvarez.

O lema trabalhado pela campanha é “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8). Segundo a Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), o objetivo é acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.

O bispo de Corumbá reforça que neste dia haverá missas somente pela manhã nas comunidades e que à tarde, espera que todas as paróquias de Corumbá e Ladário, participem da procissão da Campanha da Fraternidade. “A campanha deste ano tem um propósito especial, pois é o ano da realização da Jornada Mundial da Juventude no Brasil. É tempo de pregarmos e rogarmos pela juventude de nosso país. Em nossa cidade, somos abençoados, pois temos um bom grupo de jovens dentro das paróquias participando da vida cristã”, concluiu Dom Martinez.

A Campanha

A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Pela segunda vez em 50 anos, a Campanha da Fraternidade (CF) coloca a juventude no foco das discussões.