Pular para o conteúdo
Geral

Presidente da Câmara encerra sessão que votava MPs

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), encerrou a sessão extraordinária que votava as Medidas Provisórias 601 e que votaria na sequência a 605 por falta de quórum. Apesar de haver registro de mais de 300 parlamentares na Casa, não foi possível reunir 257 deputados em plenário. Partidos da oposição (PSDB, DEM, PPS e […]
Arquivo -

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), encerrou a sessão extraordinária que votava as Medidas Provisórias 601 e que votaria na sequência a 605 por falta de quórum. Apesar de haver registro de mais de 300 parlamentares na Casa, não foi possível reunir 257 deputados em plenário.

Partidos da oposição (PSDB, DEM, PPS e PSOL), mais PSD, PV e PSC entraram em obstrução e insistiram na votação do Projeto de Lei Complementar 200/12, que trata da extinção da multa de 10% do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) nas demissões sem justa causa. Nova sessão foi convocada para a terça-feira (28), às 9h.

A sessão de votação da MP 601 já havia sido iniciada quando os partidos entraram em obstrução e Alves decidiu esperar que mais deputados chegassem para votar. Com a obstrução de 105 deputados Alves propôs que o Projeto de Lei Complementar 200/12 entrasse em votação na reabertura dos trabalhos da Câmara em agosto, o que “sensibilizou” alguns partidos em obstrução, mas não foi o suficiente para concluir a votação da MP 601.

“É uma contradição a gente impedir a votação dessas MPs”, protestou o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), numa tentativa de convencer os colegas a votar as MPs. “Não é razoável a obstrução feita neste momento”, reclamou o líder do PT, José Guimarães (CE).

O líder do governo na Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP) acredita que ainda vai haver obstrução na votação de amanhã, apesar das chances de mudanças na posição de alguns partidos que impediram a votação nesta noite.

“Ainda é possível atrair o PSD e o PSC para uma posição diferente da obstrução que está hoje. Mas só vamos saber amanhã” disse. Quanto ao prazo mínimo de sete dias estabelecido pelo presidente Renan Calheiros (PMDB/AL) para análise de medidas provisórias no Senado, o líder do governo afirmou que ainda há prazo, já que o número pode variar de acordo com a forma que é feita a contagem.

A MP 601 estende os benefícios da desoneração da folha de pagamento previstos no Plano Brasil Maior aos setores da construção civil, do comércio varejista, de serviços navais e de outros produtos. A medida também prorroga o Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra), que devolve às empresas parte dos tributos com base no faturamento com exportação.

Já a MP 605, que também era esperada para ir a votação nesta noite, assegura o corte na conta de luz. A MP permite a transferência de recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para o pagamento das usinas térmicas. Sem a MP, fica praticamente inviabilizada a redução da tarifa de energia elétrica, vigente desde janeiro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Tem que ser tratado com diplomacia’, diz Zé Teixeira sobre suspensão de carne para os EUA

Liderada por Kerolin, seleção goleia Bolívia na Copa América

Homem é executado na fronteira de MS e polícia faz buscas por suspeitos

Vampetaço

“Uma honra”, diz Vampeta sobre meme em protesto contra Trump

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Brasil não tem que pedir licença, diz Lucas de Lima sobre EUA investigarem o Pix

Últimas Notícias

Sem Categoria

Executado na fronteira de MS, estava com a esposa e foi perseguido por assassino

Após cometer o assassinato, o atirador fugiu

Mundo

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

O Serviço Nacional de Meteorologia pediu para que os moradores evacuarem

Polícia

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

A vítima alega ter sido sequestrada por quatro homens ainda não identificados

Esportes

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

O Alviverde saiu na frente com um gol de Facundo Torres, mas Chico da Costa empatou a partida para o Mirassol