Pular para o conteúdo
Geral

Presidente da Câmara encerra sessão que votava MPs

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), encerrou a sessão extraordinária que votava as Medidas Provisórias 601 e que votaria na sequência a 605 por falta de quórum. Apesar de haver registro de mais de 300 parlamentares na Casa, não foi possível reunir 257 deputados em plenário. Partidos da oposição (PSDB, DEM, PPS e […]
Arquivo -

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), encerrou a sessão extraordinária que votava as Medidas Provisórias 601 e que votaria na sequência a 605 por falta de quórum. Apesar de haver registro de mais de 300 parlamentares na Casa, não foi possível reunir 257 deputados em plenário.

Partidos da oposição (PSDB, DEM, PPS e PSOL), mais PSD, PV e PSC entraram em obstrução e insistiram na votação do Projeto de Lei Complementar 200/12, que trata da extinção da multa de 10% do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) nas demissões sem justa causa. Nova sessão foi convocada para a terça-feira (28), às 9h.

A sessão de votação da MP 601 já havia sido iniciada quando os partidos entraram em obstrução e Alves decidiu esperar que mais deputados chegassem para votar. Com a obstrução de 105 deputados Alves propôs que o Projeto de Lei Complementar 200/12 entrasse em votação na reabertura dos trabalhos da Câmara em agosto, o que “sensibilizou” alguns partidos em obstrução, mas não foi o suficiente para concluir a votação da MP 601.

“É uma contradição a gente impedir a votação dessas MPs”, protestou o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), numa tentativa de convencer os colegas a votar as MPs. “Não é razoável a obstrução feita neste momento”, reclamou o líder do PT, José Guimarães (CE).

O líder do governo na Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP) acredita que ainda vai haver obstrução na votação de amanhã, apesar das chances de mudanças na posição de alguns partidos que impediram a votação nesta noite.

“Ainda é possível atrair o PSD e o PSC para uma posição diferente da obstrução que está hoje. Mas só vamos saber amanhã” disse. Quanto ao prazo mínimo de sete dias estabelecido pelo presidente Renan Calheiros (PMDB/AL) para análise de medidas provisórias no Senado, o líder do governo afirmou que ainda há prazo, já que o número pode variar de acordo com a forma que é feita a contagem.

A MP 601 estende os benefícios da desoneração da folha de pagamento previstos no Plano Brasil Maior aos setores da construção civil, do comércio varejista, de serviços navais e de outros produtos. A medida também prorroga o Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra), que devolve às empresas parte dos tributos com base no faturamento com exportação.

Já a MP 605, que também era esperada para ir a votação nesta noite, assegura o corte na conta de luz. A MP permite a transferência de recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para o pagamento das usinas térmicas. Sem a MP, fica praticamente inviabilizada a redução da tarifa de energia elétrica, vigente desde janeiro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

TJMS lança campanha ‘Seja um Jurado Voluntário’

Caminhonete com duas toneladas de drogas colide com carreta durante perseguição

Capotamento mata mulher, deixa idoso e adolescente feridos na MS-465

PM e Vigilância Sanitária fazem operação em ferros-velhos na região da Nhanhá

Notícias mais lidas agora

maicon nogueira licenciamento ônibus

Maicon desmente unanimidade em relatório da CPI do Consórcio e prepara novo documento

Câmara evita avaliar prisão, mas pede suspensão de contratos suspeitos de fraude em Terenos

Sem citar nomes, CPI pede indiciamento de diretores do Consórcio Guaicurus

EUA retiram taxa das exportações nacionais de celulose e ferro-níquel

Últimas Notícias

Polícia

Líder do PCC, Piloto é condenado por assassinato de jovem ocorrido em cadeia no Paraguai

O crime teria sido cometido para impedir a extradição de Piloto para o Brasil

Cotidiano

VÍDEO: moradores de assentamento combatem incêndios em vegetação

As chamas se iniciaram por volta das 15 horas

Polícia

PRF e PM apreendem 1,3 tonelada de maconha após fuga na BR-267

No carro foram encontrados os tabletes de maconha

Brasil

MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores

7,8 mil vagas de mestrado e doutorado gratuitas a docentes