Pular para o conteúdo
Geral

Prefeitura vai abrir mais de 2,5 mil imóveis e verificar focos de dengue

Na primeira casa vistoriada nesta segunda já foi encontrado focos do mosquito no ralo dos fundos e em uma lona que havia no local.
Arquivo -

Na primeira casa vistoriada nesta segunda já foi encontrado focos do mosquito no ralo dos fundos e em uma lona que havia no local.

O juiz de direito Luiz Gonzaga Mendes Marques concedeu alvará geral para inspeção de imóveis por agentes de saúde da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Com o documento, os agentes poderão adentrar aos imóveis que estão fechados, abandonados ou desocupados para buscar focos da dengue e combater a doença. Ao todo, estima-se que são 2,5mil imóveis nestas condições na Capital.

Segundo o prefeito Alcides Bernal, a situação está muito séria e a medida judicial vem auxiliar no combate à doença. “São muitos imóveis fechados. Vamos abrir todos eles e verificar se há focos do mosquito”, disse.

Para a abertura dos imóveis, os agentes vão acompanhados de um chaveiro que abre o local e depois de vistoriados fecha tudo, sem deixar nenhum tipo de dano aos proprietários.

Na casa que foi aberta hoje, localizada à rua Manoel Mariano, bairro São Bento, foi encontrado focos do mosquito no ralo dos fundos da casa e em uma lona que havia no local. Segundo o chefe de serviço de controle de vetores Alcides Ferreira é comum haver focos em locais fechados devido ao acúmulo de água. Ele explicou que a larva tem um ciclo de 8 dias até eclodir e se tornar mosquito e começar tudo novamente. Por isso, é preciso ficar atento, o período de incubação é curto e o mosquito prolifera muito rápido.

Iminência

O secretário de saúde Ivandro Fonseca disse hoje (21) que a cidade enfrenta a epidemia porque não houve medidas preventivas na gestão anterior. Segundo ele, no mês de janeiro a abril do ano passado já havia uma sinalização que poderia haver uma epidemia em 2013, mas nada foi feito. “Não foram feitas ações preventivas. No ano passado, o limiar endêmico – média dos últimos dez anos – indicava um aumento de 50% de infestação. E nada foi feito para evitar a situação que vivemos hoje”.

Fonseca ainda revelou que os todos os domicílios de vão ser visitados pelo programa “Saúde em Ação” e as pessoas vão receber orientações para combatera doença.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Avião que transportava arquiteto chinês e cineastas bateu em árvores antes de cair no Pantanal

lesão

Gracyanne Barbosa se manifesta após lesão no ‘Dança dos Famosos’: ‘Será numa próxima’

inss

INSS faz mutirão de perícias em 35 cidades

Ex-prefeito de Jaraguari tem contas reprovadas pelo TCE-MS

Notícias mais lidas agora

consórcio petição

Petição pelo fim do contrato com Consórcio Guaicurus avança e passa das 6,4 mil assinaturas

Dentes são ‘minas’ de DNA para identificação em tragédias como a queda de avião no Pantanal

TJMS autoriza concurso do TCE-MS e mantém provas para outubro

Ninguém entendeu novo formato do Instagram, mas Meta tem explicação: ‘Nem dá vontade de ver’

Últimas Notícias

Trânsito

Homem morre após ser atropelado enquanto estava caído no meio da rua no Zé Pereira

O motorista fugiu do local, sem prestar socorro

Mundo

Comício de ator e político indiano deixa 31 pessoas mortas e mais de 50 feridos

Pessoas começaram a desmaiar no comício e muitas foram levadas a hospitais

Cotidiano

Erro do INSS causa espera na calçada e tumulto durante mutirão de perícias médicas

INSS agendou quantidade maior de pacientes do que capacidade de atendimento. Previsão é que 150 sejam atendidos, mas 70 foram remarcados

MidiaMAIS

Descubra quem são os músicos que animaram ‘Fala Povo’ ao vivo direto do Guanandi

Os músicos da nova dupla sertaneja já possuem destaque em cenário regional