Pular para o conteúdo
Geral

Portugal chega a um acordo com a “troika” para desbloquear ajuda financeira

Portugal chegou a um acordo com a troika sobre as medidas de austeridade pendentes para equilibrar seus orçamentos, segundo fontes governamentais, e poderá adquirir outra entrega dos fundos do resgate financeiro. O Partido Social Democrata (PSD, centro-direita) que governa o país em coalizão com os democratas-cristãos do CDS-PP (Centro Democrático e Social – Partido Popular), […]
Arquivo -

Portugal chegou a um acordo com a troika sobre as medidas de austeridade pendentes para equilibrar seus orçamentos, segundo fontes governamentais, e poderá adquirir outra entrega dos fundos do resgate financeiro.

O Partido Social Democrata (PSD, centro-direita) que governa o país em coalizão com os democratas-cristãos do CDS-PP (Centro Democrático e Social – Partido Popular), informou neste domingo o acordo após uma reunião de cúpula do partido e um conselho de ministros extraordinário.

Segundo o PSD, de cuja reunião participou o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, há “um acordo” com a troika, que é formada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), a Comissão e o Banco Central Euroeu, para fechar a sétima avaliação do programa de ajustes luso, que está pendente desde março.

O PSD lembrou que o exame da troika é essencial para que seja liberado o correspondente lance de 2 bilhões de euros, e para que os ministros europeus de Economia e Finanças (Ecofin) concedam a Portugal uma ampliação dos prazos de devolução dessas ajudas.

Após a reunião extraordinária de hoje, o Conselho de Ministros emitiu outra breve nota na qual informou que seu objeto foi a “conclusão dos trabalhos relativos ao sétimo exame” da troika, assim como “confirmar as condições necessárias de seu fechamento”, para expô-las ao Ecofin na segunda-feira em Bruxelas.

Segundo meios de imprensa, os dois partidos da aliança conservadora, o PSD e o CDS-PP, solucionaram na reunião ministerial de hoje suas diferenças sobre as novas medidas de austeridade em Portugal, que preveem um encargo às previdências, que contam com a rejeição dos democratas-cristãos.

O Governo luso anunciou em abril cortes orçamentários por 4,8 bilhões de euros entre este ano e 2016 para cumprir as exigências do empréstimo de 78 bilhões de euros que a UE e o FMI concederam há dois anos.

Essas medidas incluem diminuir 10% o orçamento de todos os ministérios, aumentar o trabalho dos funcionários de 35 para 40 horas semanais, reduzir seu elenco e estender em um ano, até os 65, a idade de aposentadoria.

Além de garantir as exigências da troika sobre déficit fiscal, o novo pacote de austeridade, rejeitado pela oposição de esquerda, compensa o desequilíbrio orçamentário de 1,3 bilhão de euros que abriu o mês passado uma sentença do Tribunal Constitucional contra outros cortes de previdência e subsídios.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina