Pular para o conteúdo
Geral

Poder dos EUA na internet mundial pode ter enfraquecido por espionagem da NSA

As revelações sobre a dimensão da espionagem norte-americana na internet prejudicaram bastante o poder de negociação do país nas conversas internacionais sobre a regulamentação e a imposição da lei no ciberespaço, disseram analistas e líderes da indústria em uma conferência na terça-feira. As revelações feitas pelo ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unid...
Arquivo -

As revelações sobre a dimensão da espionagem norte-americana na internet prejudicaram bastante o poder de negociação do país nas conversas internacionais sobre a regulamentação e a imposição da lei no ciberespaço, disseram analistas e líderes da indústria em uma conferência na terça-feira.

As revelações feitas pelo ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) Edward Snowden sobre a grande escala da coleta de dados da agência de inteligência também estão minando os esforços dos EUA de manter a Internet como uma entidade governada por uma combinação de forças sem fins lucrativos, nacionais e privadas.

“Estamos perdendo força internacionalmente” para a China, a Rússia e para outros países que querem dar mais autoridade à Organização das Nações Unidas (ONU) e a governos, disse o professor do Hoover Institution Abe Sofaer, no quarto encontro anual sobre cooperação internacional em cibersegurança realizado pelo Instituto EastWest. “É terrível”.

O ministro do Gabinete de Informação do Conselho de Estado da China, Cai Mingzhao, defendeu em um discurso um papel maior para o Grupo de Peritos Governamentais da ONU, e disse que a discussão de regras de conduta, que os Estados Unidos tentaram manter geral e sem amarras, deveria ir também para a ONU.

“Deveríamos, passo a passo, criar um mecanismo justo e transparente para o controle do ciberespaço”, disse Cai.

O coordenador para Questões Cibernéticas do Departamento de Estado dos EUA, Chris Painter, respondeu com a posição norte-americana de que empresas e outras organizações não governamentais que vêm sendo chave para o crescimento da Internet seriam enfraquecidas se a ONU recebesse poder exclusivo.

A conferência na Universidade de Stanford atraiu autoridades, acadêmicos e funcionários de empresas de mais de 40 países que estão trabalhando através do Instituto EastWest em sistemas para melhorar a colaboração sobre as questões de segurança na Internet.

Mas em algumas das questões principais, incluindo o papel adequado para órgãos internacionais e direitos de privacidade, as autoridades norte-americanas ficaram na defensiva, mesmo com seus colegas europeus e representantes de empresas norte-americanas, que disseram que a perda da confiança dos usuários de Internet e possível balcanização das regras tecnológicas da Internet podiam afetar o crescimento econômico.

O vice-presidente da Microsoft, Scott Charney, por sua vez, disse que a empresa de software estava comprometida em proteger seus usuários dos ataques à privacidade por todos os países e que quando uma nação ataca outra através de buracos na segurança em seus produtos, ele não quer que nenhum dos lados vença. “Não estou do seu lado”, disse Charney. “Sou neutro”.

Os documentos de Snowden revelaram as práticas na Microsoft, Google, Facebook e outras empresas da Internet. Agências de espionagem usam ordens judiciais secretas para obrigar as empresas a entregar registros sobre milhares de usuários no estrangeiro. Além disso, ex-agentes federais dizem que podem achar brechas no sistema operacional Windows, da Microsoft.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

João Gomes prova carnes exóticas em camarim após show em MS e diz: ‘Respeita’

Previsão do tempo: semana começa quente e seca, mas termina com frio e chuva em MS

Morre Flávio Pantera, goleiro que foi campeão brasileiro pelo Athletico, aos 54 anos

Dagoberto Nogueira grava vídeo e explica cirurgia para retirada de hérnias

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

joao gomes parque das nações

João Gomes deixa escapar intimidade e transforma parque em formigueiro: 'um caos'

Motorista de caminhonete bate de frente com carreta na BR-163 e morre

Na época em que celular era só para ligação, Rosilene foi 'rainha' e sonha com volta do Orkut

Últimas Notícias

Cotidiano

Vai viajar? Confira interdições da BR-163 nesta segunda-feira

Rodovia tem 12 pontos interditados e 48 funcionando em esquema pare-e-siga em Mato Grosso do Sul

Transparência

Dourados receberá obras de pavimentação de linhas de transporte coletivo

Investimentos foram anunciados durante reunião entre o governador de MS e o prefeitos, além de parlamentares municiais, estaduais e federais

Cotidiano

Com foco em cidadania, MS abre inscrições para curso que propõe atuação policial mais humanizada

O curso busca promover um novo modo de atuação policial baseado na cidadania e na aproximação com a sociedade

Polícia

Rapaz é esfaqueado três vezes em Campo Grande por ex-namorado ciumento

Autor foi para casa onde trocou de roupa para fugir